O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tenente-coronel Enio Bolivar, lança, nesta quinta-feira (22), o livro "Baixa Luminosidade: Técnicas e Táticas", que reúne conteúdo que auxiliarão agentes de segurança pública em incursões e operação em ambientes sem incidência de luz. O evento acontece nesta manhã, no Quartel Geral da Polícia Militar, no Centro de Maceió.
Único militar no Brasil detentor do curso de instrutor em Técnicas de Baixa Luminosidade (Low Light), desenvolvidas nos Estados Unidos e usadas pela polícia norte-americana, Bolivar conta que, o lançamento do livro, além de ser uma satisfação pessoal, significa também o cumprimento do papel de cidadão, já que a obra pode auxiliar os agentes de segurança pública a salvar vidas.
Leia também
"É uma honra para mim lançar este livro, é um tipo de ação que, além de proteger o cidadão, é importante para os policiais que estão nas ruas todos os dias, subindo e descendo grotas, dia ou noite", relatou.

De acordo com Bolivar, ele escreveu o livro em 2014, após ministrar cursos em Alagoas - Estado pioneiro em oferecer este curso - e perceber a participação massiva de agentes de segurança pública, sejam da Polícia Civil, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal, como também dos próprios militares. Policiais de diversos estados brasileiros já participaram do curso promovido pela PM alagoana.
Bolivar foi o primeiro militar brasileiro a participar do curso de Low Right nos Estados Unidos, no estado do Texas, conhecido por ter uma das melhores polícias do mundo. Essa técnica existe desde 1970 e desde então é utilizado pelos policiais americanos.
