Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Chegada da primavera exige atenção especial com a saúde

Manter a casa arejada para evitar proliferação de ácaros, fungos, bactérias e ressecamento da pele

A primavera começa oficialmente nesta terça-feira (22) e está geralmente associada ao aumento da umidade do ar, dias logos e noites mais curtas. Além disso, conjuntivites, alergias e peles mais secas também são comuns nesta estação.

Esses sintomas típicos do período podem ser tratados ou, até mesmo, prevenidos com dicas simples, segundo a clínica geral do Hapvida Maceió, Dra. Morghana Ferreira.

Leia também

CONJUNTIVITES

A primavera é o período onde saímos dos dias frios e cinzas e relembramos a beleza das estações quentes e coloridas. O aumento de temperatura vem acompanhado do crescimento da umidade do ar, facilitando, assim, a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.

A médica explica que a mucosa ocular tende a ficar mais suscetível ao aparecimento de inflamações e infecções, em especial as conjuntivites. "Uma dica legal é evitar coçar os olhos e fazer uso de colírios neutros caso haja algum sinal de irritação. Também vale lavar a região com soro fisiológico antes de dormir", afirma.

RESSECAMENTO DA PELE

O ressecamento da pele acontece devido aos ventos frescos e constantes. Esse é um incômodo muito comum e que, também, causa perda da elasticidade, descamação, coceira e, até, fissuras ao redor do corpo.

"Use a abuse dos hidrantes corporais. O ideal é aplicá-los duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir. Por toda a extensão do corpo. De preferência, opte pelos hidratantes neutros, para evitar o aparecimento de alergias", recomenda a profissional.

ALERGIAS

As alergias respiratórias, como rinites, sinusites e faringites, podem incomodar com frequência. Sintomas como tosse e nariz entupido são comuns. Dra. Morghana Ferreira destaca que é necessário reforçar a limpeza da casa e mantê-la sempre arejada.

O primeiro passo é abrir as janelas e deixar o sol entrar para eliminar os ácaros que insistem em aparecer na época mais florida do ano. É importante, também, usar sabão neutro para lavar roupas e lençóis.

"Se possível, elimine tapetes e carpetes da casa. Outra dica importante é guardar bichinhos de pelúcia envolvendo-os em um plástico transparente. Seguindo essas dicas, com certeza, a primavera poderá ser aproveitada com saúde e bem-estar", conclui a clínica geral.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas