Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Às vésperas das eleições gerais, TRE/AL emite zerésima com presença de órgãos fiscalizadores

Cerimônia ocorreu na sede do Tribunal Eleitoral Regional, em Maceió; mais de 2,3 milhões de alagoanos vão às urnas neste domingo (2)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) realizou, neste sábado (1º), véspera das Eleições Gerais, a cerimônia de emissão do relatório da zerésima do Sistema Gerenciamento da Totalização dos Resultados (SISTOT). O documento exibiu a inexistência de votos computados antes do início do pleito, que ocorre neste domingo (2).

O evento ocorreu na sede do TRE, no bairro Farol, em Maceió. Representantes do Ministério Público (MP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidades fiscalizadoras e profissionais da imprensa foram convidados pela Comissão Apuradora das Eleições para acompanhar a cerimônia.

Leia também

"Esse é o sistema que absorve todas as informações que saem das urnas e será nesta sala que faremos a apuração. Já preparamos as urnas eletrônicas, elas foram distribuídas para as seções eleitorais. Neste procedimento, nós demosntramos que não há votos computados, confirmando que está tudo pronto e correto para as eleições. Este momento, inclusive, reforça a transparência da Justiça Eleitoral", afirmou o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Henrique Melo.

Cerca de oito mil urnas eletrônicas forma distribuídas paras suas respectivas seções em Alagoas. O procedimento realizado no TRE/AL ocorre em todo o Brasil, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por fim, nos cartórios eleitorais.

Além do relatório da zerésima, ocorreu o processamento de eventuais alterações de situação e de dados dos candidatos e partidos (ARC) e a liberação das funcionalidades relativas ao gerenciamento da totalização dos resultados no SISTOT.

A cerimônia foi conduzida pelo desembargador eleitoral Ney Alcântara, presidente substituto da Comissão Eleitoral. Também estavam presentes Antônio Henrique de Amorim Cadete, do Ministério Público Federal, e o advogado David Lima Rocha, do Observatório Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil. Representantes do Tribunal de Contas da União também participaram do evento.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas