Na tarde desta sexta-feira (20), os municípios de Alagoas começaram a registrar fortes chuvas. A previsão dos órgãos estaduais é que as chuvas devem atingir as cidades alagoanas a partir da noite de hoje, estendendo-se até a segunda-feira (23).
Até o momento, imagens feitas pela população, mostram a ocorrência de chuvas nos municípios de Maceió, Olivença, Arapiraca, Jequiá da Praia e Penedo.
Em Penedo, na Rua São Vicente, localizada na Vila São Francisco, parte do calçamento da via pública cedeu. Também há relatos de locais com registro de alagamentos. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos 85 municípios alagoanos estão em uma região considerada como risco real. A previsão é de que a chuva deve atingir de 30 a 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros por dia. O instituto também alertou para risco de deslizamento de encosta e transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco.
Artigos Relacionados
Diante das previsões, a Prefeitura de Maceió já disponibilizou, inclusive, locais para abrigar moradores de áreas de riscos. A capacidade total é de sete mil pessoas.
Além dos abrigos, retroescavadeiras foram disponibilizadas para o caso de demolição, assim como caminhões baú para transporte de pertences e abrigo para famílias. Já os Núcleos Comunitários (NUDECs) atuam nas comunidades alertando sobre áreas de risco.
Para evitar danos maiores, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que está realizando o monitoramento dos rios, pois a chuva já chegou nas cabeceiras dos rios em Pernambuco, que desaguam em cidades alagoanas.