Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Defesa Civil faz alerta, mobiliza o Exército e diz que chuvas podem causar desastre semelhante ao de 2010

Previsão aponta o início de fortes chuvas entre o fim da tarde e o começo da noite desta sexta-feira (20), seguindo até a segunda (23)

Em reunião na tarde desta sexta-feira (20), no Palácio República dos Palmares, o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés Melo, alertou que as chuvas previstas para este fim de semana podem causar um desastre semelhante ao do ano de 2010, quando várias cidades de Alagoas sofreram com inundações. As cabeceiras dos rios em Pernambuco estão sendo monitoradas, tendo em vista que eles desaguam em Alagoas.

Diversas forças de segurança e resgate foram acionadas para ficar de prontidão, entre elas o Exército Brasileiro. O comandante do Grupamento Aéreo de Alagoas informou que três aeronaves, sendo duas em Maceió e uma em Arapiraca, estão à disposição para realizar resgates.

Na reunião, a representante da Cruz Vermelha disse que a entidade tem espaços que podem ser usados como abrigos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também informou que está com equipes médicas à disposição.

Detalhando a previsão para estado, o meteorologista Vinícius Pinho explicou que deve começar a chover forte em Maceió e Região Metropolitana entre o fim da tarde e o começo da noite desta sexta-feira (20). Ele disse ainda que a chuva deve se manter durante todo o fim de semana e na segunda (23).

Artigos Relacionados

Diante disso, o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, disse que a prefeitura já preparou abrigos para receber um total de sete mil pessoas. Também nesta sexta (20), a Defesa Civil Municipal alertou que a previsão é de que as chuvas devem atingir um volume dez vezes maior que o constatado em um dia de chuva normal.

Nobre contou ainda que equipes da prefeitura tentam convencer moradores de áreas de risco de Maceió a saírem de suas casas, de forma preventiva, e só voltarem na segunda-feira (23). Após as falas, o coronel Moisés Melo informou, inclusive, que já começou a chover nas cabeceiras dos rios em Pernambuco, que desaguam em cidades alagoanas.

O meteorologista Vinícius Pinho informou que o nível dos rios está sendo monitorado, com objetivo de evitar maiores desastres.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas