Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Aluno do Colégio Militar de AL ganha medalha de ouro em olimpíada

Pedro Alexandre foi o único do Estado a alcançar o topo do pódio na edição da OBFEP de 2022

O aluno do Ensino Médio do Colégio Tiradentes - Unidade Agreste Pedro Alexandre conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, levando consigo a medalha de Ouro. Ele foi o único alagoano a alcançar o topo do pódio na edição da OBFEP de 2022. A segunda fase das provas ocorreu em novembro do ano passado e contou com a participação de 427 estudantes alagoanos.Nesta quinta-feira (9), ele se encontrou com o governador do estado, Paulo Dantas.

Pedro Alexandre tem 16 anos e já foi medalhista duas outras vezes. Conquistou a prata na OBFEP 2021 e, no mesmo ano, ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Leia também


				
					Aluno do Colégio Militar de AL ganha medalha de ouro em olimpíada
Medalhista de ouro da OBFEP 2022 da rede estadual de ensino foi recebido pelo governador Paulo Dantas. Pei Fon / Agência Alagoas

Pedro informou que no próximo sábado (11) irá realizar a prova da OBFEP 2023, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Noventa e oito escolas públicas se fizeram presentes na primeira etapa da Olimpíada no estado, realizada em agosto de 2022. Ao todo, 28.176 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio se inscreveram na competição.

A Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.

O programa, que em 2010 aconteceu em caráter de projeto-piloto nos estados de Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo e, em 2011, nesses estados mais o Maranhão e Mato Grosso, vem acontecendo anualmente desde 2012, em nível nacional. São premiados, estudantes, escolas e professores; os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

Em Alagoas, a Olimpíada é coordenada pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretarias Municipais de Educação (Semeds) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Segundo dados da coordenação estadual da OBFEP, em 2022, Alagoas foi o segundo estado do Brasil e o segundo do Nordeste com o maior número de estudantes cadastrados na primeira fase da Olimpíada, ficando atrás apenas do Ceará.

Dos 28.176 inscritos, 21.869 foram alunos da rede estadual, o que equivale a, aproximadamente, 78% de todos os inscritos na competição. Além disso, das 98 escolas participantes na primeira etapa, 84 foram da rede estadual, o que representa 86% das instituições cadastradas no evento.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas