Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

RBR aponta erros em briga de Verstappen e Pérez em Interlagos

Mexicano disse que companheiro "mostrou quem é" após negar trocar posição em meio à briga pelo vice da F1. Para chefe, equipe falhou ao não prever cenário desfavorável no GP de São Paulo

O fim de semana do GP de São Paulo de 2022 passou longe da monotonia. Além da pole de Kevin Magnussen na corrida classificatória e a primeira vitória de George Russell, a RBR ainda protagonizou uma briga extremamente pública entre Max Verstappen e Sergio Pérez devido a ordens de equipe. Os dois terminaram em sexto e sétimo, respectivamente. Na opinião do chefe Christian Horner, a equipe austríaca falhou ao não antever o que faria fora do pódio em Interlagos.

- Acho que a raiz do problema é que nunca visionamos estar numa situação, nas últimas voltas, em sexto e sétimo naquele GP. E como não pressentimos, não discutimos antes da corrida. Acho que foi um erro da nossa parte. Deveríamos ter pensado sobre, ou tentado analisar cada cenário possível - afirmou Horner.

Leia também

Na ocasião, nos minutos finais da corrida, Sergio Pérez - que ainda brigava pelo vice da F1 2022 contra Charles Leclerc - pediu, pelo rádio, que Max Verstappen lhe desse passagem. O bicampeão ignorou a solicitação da RBR e reclamou da insistência; o mexicano, por sua vez, disparou que o companheiro havia "mostrado quem é".

O plano da equipe de energéticos era que, caso Verstappen não superasse Fernando Alonso, que vinha em quinto, as posições na pista fossem invertidas. Max, por sua vez, cobrou que não fosse questionado novamente sobre o assunto, já que "deu suas razões" no verão europeu. O constrangimento foi tão grande que a RBR, pelo rádio, pediu desculpas a Pérez.

À imprensa, o mexicano ainda disse que o holandês devia seus dois títulos a ele. Mas agora, a "treta" ficou para trás - ao menos é o que diz Horner, que reforça que Verstappen e Pérez seguirão trabalhando sem quaisquer problemas.

- Acho que cometemos alguns erros no Brasil, aprendemos com eles, e seguimos e frente. Fizemos coisas incríveis. Esses dois pilotos desempenharam incrivelmente bem juntos, são a razão por estarmos na posição que estamos. A temporada do Max (foi) de outro planeta no ano passado. Não vamos deixar os eventos de algumas voltas no Brasil ditarem o ano para nós - completou.

Em 2022, as 17 vitórias da RBR (em 22 etapas) renderam à equipe a segunda maior pontuação da história do mundial de construtores: 759 pontos. A diferença foi de apenas seis pontos a Mercedes-2016, líder no quesito desde que a F1 adotou o atual sistema de pontuação.

Entretanto, para Horner, a vantagem nos números nem sempre significou ampla vantagem nas pistas. O chefe da RBR cita, ainda, a disputa com a Ferrari, que venceu duas das três primeiras etapas com Leclerc - mas terminou o ano com apenas oito corridas sem quaisquer problemas.

- Foi um ano bem difícil. Quando você vê as estatísticas, parece que dominamos. Mas certamente, na primeira metade da temporada, a Ferrari teve suas chances e provavelmente um pacote mais rápido. Max foi espetacular ao longo do ano, particularmente naquela primeira metade - finalizou Christian.

A Fórmula 1 2023 começa no dia 5 de março, com o GP do Bahrein. A temporada será a maior da história da categoria, com 23 corridas. O GP da China, incluso no cronograma original, foi cancelado e não será substituído.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas