Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Principais estrelas estreiam no Circuito Banco do Brasil de Surfe

O dia começou com o atual campeão sul-americano, Mateus Herdy, vencendo o primeiro confronto da segunda fase do QS 3000


				
					Principais estrelas estreiam no Circuito Banco do Brasil de Surfe
Victor Ramos se classificou na última bateria do dia. @WSL / Daniel Smorigo

As principais estrelas do Circuito Banco do Brasil de Surfe estrearam nesta quinta-feira (23), na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, Alagoas. O dia começou com o atual campeão sul-americano, Mateus Herdy, vencendo o primeiro confronto da segunda fase do QS 3000 masculino. Nesta sexta-feira, começa o QS 3000 feminino a partir das 8h00, ao vivo da Praia do Francês pelo WorldSurfLeague.com.

No QS 3000 masculino, os 32 que passaram pelas 16 baterias da quinta-feira, também estão divididos em oito confrontos. O catarinense Mateus Herdy ganhou a primeira bateria desta quinta-feira na Praia do Francês, contra o carioca Vitor Ferreira, o paulista Fabricio Rocha e o peruano Raul Rios. A nota 7,00 da sua melhor onda garantiu a vitória.

Leia também

O pernambucano Douglas Silva fez os recordes do dia e dois alagoanos de Marechal Deodoro também avançaram para a rodada dos 32 melhores do campeonato, Amando Tenorio e Victor Ramos.

Mateus Herdy  vai enfrentar o paranaense Peterson Crisanto, o paulista Diego Aguiar e o alagoano local da Praia do Francês, Amando Tenorio. Ele é o atual campeão sul-americano e está no Challenger Series esse ano, disputando vagas para a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT). As duas primeiras foram na Austrália e ele é um dos surfistas que vieram direto de Sidney, para competir no QS 3000 do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Alagoas. Mais seis passaram as suas primeiras baterias na Praia do Francês: Michael Rodrigues, Lucas Silveira, Edgard Groggia, Rafael Teixeira, Heitor Mueller e Cauã Costa. Michael ganhou a bateria que o alagoano Amando Tenorio se classificou em segundo lugar.

LÍDER DO RANKING – Logo após a vitória de Michael Rodrigues, Lucas Vicente também ganhou a sua primeira bateria, depois do título na segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Saquarema (RJ). Na Praia do Francês, o catarinense defende a liderança no ranking regional da WSL South America, que define os títulos sul-americanos e classifica 7 homens e 3 mulheres para o Challenger Series, circuito de acesso para a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT).

Lucas Vicente foi para a segunda bateria da segunda fase e vai encontrar o mesmo Franco Radziunas que derrotou na decisão do título do QS 5000 Saquarema Surf Festival na Praia de Itaúna. O catarinense lidera o ranking sul-americano, com o argentino em segundo lugar. Dessa vez, os dois vão disputar duas vagas na bateria com o carioca Vitor Ferreira e o ex-top da elite, Michael Rodrigues, que saiu da Austrália em décimo lugar no ranking do Challenger Series, entre os 10 que se classificarão para a elite da WSL de 2025.

RECORDISTAS

Na quinta-feira também estrearam os recordistas da história do Circuito Banco do Brasil de Surfe iniciada em 2022. Em Saquarema, Samuel Igo fez o maior somatório das 10 etapas realizadas, 18,40 pontos, mas perdeu em terceiro na oitava bateria. Assim como Igor Moraes, que ganhou a única nota 10 da história também na Praia de Itaúna. A derrota foi na 12.a bateria, a que Douglas Silva fez os recordes do dia. Já Gabriel Klaussner aumentou para 32, o seu recorde de baterias disputadas e o Heitor Mueller subiu para 15, o número de vezes que saiu do mar em primeiro lugar. Heitor é mais um que veio direto da Austrália, para competir na Praia do Francês.

MELHOR DO DIA

O único nota 10 da história do Circuito Banco do Brasil de Surfe, Igor Moraes, foi barrado pelo argentino Nacho Gundesen na bateria que o pernambucano Douglas Silva fez a melhor apresentação da quinta-feira na Praia do Francês. Ele não chegou a bater os recordes do também pernambucano Luan Ferreyra na quarta-feira, nota 8,57 e 16,24 pontos. Mas, igualmente com uma combinação de dois ataques fortes de frontside numa esquerda, Douglas Silva conseguiu sua maior nota, 7,67. Ele só surfou mais uma onda e somou 6,60, para atingir imbatíveis 14,27 pontos na segunda fase da etapa alagoana do Circuito Banco do Brasil de Surfe

LOCAIS DO FRANCÊS

A quinta-feira terminou com um local da Praia do Francês, conquistando a última vaga para a rodada dos 32 melhores surfistas do primeiro QS 3000 da temporada 2024/2025 da WSL South America. Victor Ramos veio da Triagem e enfrentou três surfistas do litoral paulista. Ele barrou Kaue Germano e Philippe Neves, passando junto com Gabriel Klaussner, recordista de baterias disputadas no Circuito Banco do Brasil de Surfe e único que participou de todas as 10 etapas realizadas desde 2022.

Victor Ramos entrou no primeiro QS 3000 da temporada, por ter sido vice-campeão da Triagem. Ele agora vai enfrentar o líder do Circuito Banco do Brasil esse ano, Matheus Navarro, além de Valentin Neves e o atual campeão brasileiro, Weslley Dantas. Já o outro local de Marechal Deodoro, Amando Tenorio, está na primeira bateria com o campeão sul-americano Mateus Herdy, Peterson Crisanto e Diego Aguiar.

Feminino

Logo na primeira bateria, estreia nesta sexta-feira (27), a invicta Laura Raupp, catarinense que ganhou as duas primeiras etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, em Torres (RS) e em Saquarema (RJ). Laura é uma das surfistas que vieram direto da Austrália para Alagoas, assim como a irmã do tricampeão mundial, Sophia Medina, e as peruanas Daniella Rosas e Sol Aguirre, que vai competir nas Olimpíadas de Paris esse ano. Na segunda bateria, está Vidda Cavalcanti, uma das duas participantes de Alagoas na primeira etapa com status QS 3000 da temporada 2024/2025 da WSL South America. Ela vai enfrentar a peruana Kalea Gervasi, a carioca Julia Duarte e a paulista Julia Santos.

As 30 participantes estão divididas em oito baterias. As duas melhores em cada, já vão disputar vagas para as quartas de final na segunda fase do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas