Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > OLIMPÍADAS

Simone Biles evita garantir presença em Paris 2024: "Um passo por vez"

Norte-americana venceu o individual geral de um torneio nacional após dois anos sem competir. Apesar de ter feito uma performance incrível, a atleta não quer pensar no futuro

A volta de Simone Biles às competições animou o público, mas ainda não significa que ela vai brigar por medalha olímpica novamente. A ginasta foi a campeã do Us Classic neste sábado no individual geral com 59.100, pontuação que seria suficiente para levar com sobra qualquer um dos últimos campeonatos mundiais. Depois de uma performance espetacular em seu retorno aos torneios, uma dúvida ainda pairava no ar: a americana vai competir as Olimpíadas de Paris?

- Agora, eu acho que devo somente comemorar o que aconteceu hoje, ser feliz. É sempre assim, quando se casa, as pessoas perguntam se quer ter filho. Quando vem para o Classic (Us Classic), perguntam sobre as Olimpíadas. Eu acho que estamos tentando dar um passo por vez, e vamos ver - comentou Simone Biles após a vitória neste sábado.

Leia também

Esta foi a primeira entrevista que Simone Biles deu desde sua decisão de afastamento das competições. A ginasta não quis cravar nada sobre sua carreira e nem se comprometer com o futuro, apenas está vivendo um dia de cada vez. Apesar da incerteza sobre os próximos passos, a americana se classificou para o campeonato nacional depois da vitória no Us Classic.

A norte-americana tirou um tempo da carreira para cuidar da saúde mental. A ginasta teve sérios problemas relacionados a isso durante as olimpíadas de Tóquio, o que a fez abandonar cinco provas. Biles lidou com o que é conhecido na ginástica como "twisties", que é a perda da consciência do equilíbrio aéreo.

Simone Biles aproveitou este tempo fora das competições para focar em sua vida pessoal. A prata e o bronze em Tóquio, resultados abaixo do esperado, deram uma grande oportunidade para ela olhar mais para dentro de si. Começou a ter consultas com terapeuta uma vez por semana e se casou com Jonathan Owens, jogador de futebol americano. Biles ainda comentou que voltou a treinar duas vezes por semana em janeiro deste ano, mas realmente voltou com força total em maio, após as festas de casamento.

- As prioridades dela mudaram. Quando você está fazendo por você mesmo, e percebe que está se aproveitando o esporte e não deixando a pressão de outras coisas te impactarem, vai ser bem mais divertido - disse Alicia Quinn, chefe de estratégia da equipe norte-americana de ginástica.

Biles fez nota mais alta que Rebeca Andrade

A performance de Simone Biles no Us Classic foi realmente impressionante, mas nada além do que já era esperado da americana. Com 19 títulos mundiais e 4 ouros Olímpicos, a norte-americana fez um somatório total de 59.100 no individual geral, mais de dois pontos acima da pontuação de Rebeca Andrade no ouro do ano passado. Representante do brasil fez 56,899 pontos em Liverpool em 2022 e se tornou a primeira brasileira campeã mundial da prova mais tradicional da modalidade. Os números da norte-americano foram mais altos, mas vale lembrar que Mundial costuma ter arbitragem mais rigorosa do que em nacionais.

Em 2024, Simone Biles terá 27 anos, idade em que muitos ginastas se aposentam. A lenda do esporte não quer cravar nada sobre sua participação nas próximas Olimpíadas em Paris, muito menos para Los Angeles em 2028.

O meu foco agora é cuidar do meu corpo. então é isso que estamos fazendo, e está funcionando. Então vamos continuar. Mas não me pergunte sobre 2028 - completou Simone Biles.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas