Por Eduardo Deconto
Celso Roth não precisou de muito tempo para mostrar que a disciplina e a conversa olho no olho serão marcas registradas de sua quarta passagem pelo comando do Inter. Após ser apresentado e apenas acompanhar um trabalho físico pela manhã, o treinador foi a campo para comandar seu primeiro treinamento com bola na tarde desta terça-feira, no CT do Parque Gigante. Não tardou para as mudanças no ambiente serem evidenciadas.
Leia também
Pontualmente às 15h30, o grupo já se encontrava no gramado em uma cena inusitada. Todos os atletas - inclusive os que não estão à disposição do técnico devido a lesões, como Danilo Fernandes e Anselmo - estavam sentados, apenas escutando as palavras do treinador, que falou durante cerca de 20 minutos antes de iniciar a atividade.
Aí, a fala de Roth deu lugar à observação. Calado na maior parte do tempo, o treinador assistiu de fora a um trabalho tático em campo reduzido. Com o elenco divido em quatro equipes, os auxiliares André Döring e Ricardo Colbachini foram os responsáveis por orientar, aos brados, simultaneamente a atividade, com foco em marcação pressão e finalizações. O novo comandante falou apenas durante a pausa para reidratação, quando pediu que seus atletas vestissem caneleiras para a segunda parte do trabalho.
Na parte final da atividade, o treinador dividiu o elenco em duas equipes de 12 jogadores de linha, para novo trabalho em campo reduzido. Nico López e Ernando, preservados, foram ausências, mas devem retomar os treinamentos na quarta-feira. Ariel, que sentiu uma pancada ainda no começo da atividade, saiu mais cedo para fazer gelo.
Durante o treino, o comandante teceu alguns gritos breves, com algumas cobranças à pontaria dos atacantes. A equipe de coletes atuou com: Paulo Cezar, Paulão, Eduardo e Artur; Fernando Bob, Anderson, Alex, Andrigo, Gustavo Ferrareis, Valdivia e Aylon; Brenner. Os atletas sem colete atuaram com: Fabinho, Rak, Alan Costa e Geferson; Jair, Seijas, Sasha, Marquinhos, Mike, Raphinha e Vitinho; Bruno Baio.
Uma hora após seu início, a atividade acabou como começou: com Roth num papo com os atletas, acomodados no gramado do CT do Parque Gigante. O Inter é 13º colocado na tabela, com 22 pontos - está a dois do Z-4. O Colorado tem a semana livre para treinamentos e só volta a campo, na estreia de Celso Roth, na próxima segunda-feira, quando encara a Chapecoense às 20h, na Arena Condá, pela 20ª rodada do Brasileiro.