
O Tottenham conquistou a Liga Europa nesta quarta-feira ao vencer o rival Manchester United por 1 a 0. O gol de Brennan Johnson deu aos ingleses um título depois de 17 anos. Os ingleses fazem parte de uma lista de clubes que também conseguiram sair da fila sem troféus nesta temporada.
Crystal Palace - 119 anos
Leia também
O Crystal Palace conquistou a Copa da Inglaterra ao vencer o Manchester City por 1 a 0. O título inédito inaugurou as conquistas de primeira prateleira nos 119 anos de história do clube. O goleiro Dean Henderson saiu como herói da partida, depois de pegar o pênalti cobrado por Marmoush e empilhar boas defesas. O gol de Eze, que fez a festa dos torcedores em Wembley, pôs um ponto final em um fantasma na Copa, já que o Palace foi vice-campeão contra o United duas vezes - em 89/90 e 15/16.

Go Ahead Eagles - 93 anos
O Go Ahead Eagles encerrou um longo período de seca depois de vencer o Az Alkmaar nos pênaltis em uma partida heroica. A equipe perdia por 1 a 0 até os 54 minutos do segundo tempo, quando o lateral-direito Mats Deijl empatou, levou a decisão para as penalidades e viu o time vencer a Taça da Holanda. O último troféu havia sido o Campeonato Holandês de 1932/33, período em que a competição ainda era amadora. O clube tem outros três títulos desse período, vencidos em 1929/30, 1921/22 e 1916/17.

Newcastle - 70 anos
O Newcastle levantou a taça da Copa da Liga Inglesa pela primeira vez depois de vencer o Liverpool por 2 a 1 em um Wembley lotado. O zagueiro Burn e o centroavante Isak balançaram as redes para garantir o título. O gol sofrido nos acréscimos trouxe tensão para o fim da partida, mas não impediu a concretização de conquista relevante depois de 70 anos. Desde a Copa da Inglaterra em 1954/55, foram duas finais da competição perdidas, em 1975/1976 e 2022/23.

Bologna - 51 anos
A vitória por 1 a 0 sobre o Milan deu ao Bologna seu primeiro título expressivo nos últimos 51 anos. Com gol de Ndoye, o time conquistou a Copa da Itália no Estádio Olímpico de Roma. A tradição construída com sete títulos italianos ficou apagada durante anos nas séries B e C do campeonato nacional. Na volta por cima, o troféu erguido se une aos outros dos da competição, vencidos em 1969/70 e 1973/74, o último de primeira grandeza no país.

Tottenham - 17 anos
Tricampeão da Liga Europa, o Tottenham não levantava nenhuma taça há 17 anos. O gol decisivo de Brennan Johnson e as atuações tanto do goleiro Vicario quanto dos defensores foram suficientes para garantir o título. Com a vitória sobre o Manchester United, os londrinos igualam as três taças do Liverpool, dividindo o posto de maiores campeões ingleses da competição. Os outros dois troféus são de 1971/72 e 1983/84, quando o campeonato ainda se chamava Copa da Uefa.

Com a conquista, o Tottenham vai disputar a Supercopa da Uefa dia 13 de agosto no Estádio Friuli, em Udine, na Itália. O adversário será definido no confronto entre Paris Saint-Germain e Inter de Milão na final da Champions League.
Títulos por país:
14 títulos - Espanha
10 títulos - Itália
10 títulos - Inglaterra
7 títulos - Alemanha
4 títulos - Holanda
2 títulos - Portugal, Suécia e Rússia
1 título - Bélgica, Ucrânia e Turquia