Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Pilotos rejeitam ideia de corridas com grid invertido na F1: "Tiraria a emoção"

Discussão voltou à tona após improvável GP da Itália em Monza, vencido por Pierre Gasly, da AlphaTauri

Com um resultado "quase" impossível de se prever, o GP da Itália, realizado em Monza no início do mês, levantou mais questionamentos sobre como incluir equipes de médio porte na briga pela ponta. No entanto, a proposta de introduzir corridas com grid invertido na Fórmula 1, sugerida pelo diretor-esportivo Ross Brawn, não é uma das ideias bem aceitas no paddock.

Do início ao fim do grid, boa parte dos pilotos rejeitaram a sugestão, justificando que a medida não teria efetividade e, sem a possibilidade de que os carros mais lentos se defendam ou as estratégias tenham tempo para serem executadas, nem de longe conseguiria cumprir o objetivo de trazer mais emoção para as etapas.

Leia também

A proposta substituiria as classificações, no sábado, por uma corrida de 25 voltas cujo grid de largada seria definido pelas posições dos pilotos no campeonato - mas invertidas. Assim, o líder Lewis Hamilton largaria da 20ª colocação e Romain Grosjean, último colocado, na pole position. O resultado da prova sprint definiria as posições de largada da corrida no domingo.

- Vamos parecer meio estúpidos porque, ultimamente, temos brigado contra caras com carros muito, muito mais rápidos que os nossos, que podem frear dez metros antes em uma curva e podem nos atacar de uma hora para a outra lá de trás - justificou George Russell, da Williams, 19º no campeonato.

Lance Stroll, sexto na tabela, ressaltou que a impossibilidade de estratégias, fundamentais no desenvolvimento das corridas convencionais, não tornariam as provas com grid reverso aos sábados atrativas:

- Na minha opinião, uma corrida curta com 25 voltas seria entediante de se assistir na Fórmula 1 de hoje. As corridas atuais dependem de estratégias que uma corrida de 25 voltas não ofereceriam. Então acho que seria apenas um treino do começo ao fim e isso tiraria a emoção do esporte.

A ideia já havia sido debatida no último ano pela Fórmula 1 e também nos preparativos para a temporada de 2020, redefinida devido a pandemia do coronavírus. A sugestão seria uma alternativa para diferenciar provas realizadas no mesmo circuito (como o GP da Áustria e o GP da Estíria), e apesar de ter tido o apoio da RBR, foi vetada pela Mercedes.

Piloto da equipe alemã e vice-líder do campeonato, Valtteri Bottas endossou o discurso dos colegas e também se opôs ao fim do modo convencional de classificação, cenário de constantes disputas entre ele e Lewis Hamilton, seu colega de equipe:

- Acho que todos os pilotos apreciam levar o carro ao limite por aquela volta na classificação. É divertido e seria uma pena perder isso.

Daniel Ricciardo, da Renault, também se juntou aos outros pilotos e se opôs à mudança, afirmando que, na pista, o desenvolvimento das disputas se daria de forma diferente do que é possível imaginar num cenário com provas com grid invertido.

- Essa realmente não é a primeira coisa na nossa lista de prioridades de coisas que precisam mudar no esporte. Entendo esse ponto de vista, mas não vejo muitos cenários onde isso funcionaria e apenas deixaria as coisas um pouco bagunçadas. Do sofá, pode ser emocionante, mas do ponto de vista de um piloto, não acho que precisamos ir por aí ainda - declarou o australiano.

Russell, Stroll, Bottas e Ricciardo não foram os primeiros pilotos a se pronunciarem contra as corridas de grid invertido. Após o GP da Itália, o tetracampeão Sebastian Vettel já havia rejeitado a proposta, considerando a medida como uma mudança artificial que contrariaria os princípios do esporte.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas