Passeio: Alemanha encerra preparação para a Euro com 7 a 1 sobre a Letônia

Seleção alemã aplica goleada com placar emblemático para o país e gols de sete jogadores diferentes

Sim, foi um passeio. No último amistoso antes da estreia na Eurocopa, a Alemanha goleou a Letônia por 7 a 1, o placar que se tornou emblemático para a história da seleção desde a semifinal da Copa de 2014 contra o Brasil. Mas as circunstâncias, obviamente, são completamente distintas. Com gols de sete jogadores diferentes - Gosens, Gündogan, Müller, Havertz, Gnabry, Werner e Sané -, a Alemanha encerrou sua preparação para a Euro sem ser incomodada. A Letônia marcou no único chute que conseguiu dar no gol de Neuer, que foi vazado na sua 100ª partida pela seleção alemã.

CONFIANÇA RENOVADA PARA A EURO

Muito criticada nos últimos anos, numa crise que levou à antecipação da saída do técnico Joachim Löw, que deixará o comando após a Euro, um ano antes do fim do contrato, a seleção da Alemanha chega à competição com um fôlego renovado após a goleada sobre a Letônia, tentando mudar o surpreendente status de terceira força que recebeu no grupo mais forte da Euro. A Alemanha jogará suas três partidas da primeira fase em casa, em Munique. A estreia será no dia 15 de junho, terça-feira, contra a França. Depois, jogará contra Portugal, dia 19, e na terceira rodada pegará a Hungria, dia 23

TESTE SÓ PARA O ATAQUE

A fragilidade do adversário rapidamente diminuiu o caráter de teste para a Euro. Virou, no máximo, um bom ensaio para furar retrancas, e nesse ponto a Alemanha se saiu bem, com muita movimentação ofensiva, especialmente dos laterais Kimmich e Gosens, que abriu o placar aos 18 minutos, marcando seu primeiro gol pela seleção. Gündogan ampliou aos 20, e Müller fez o terceiro, aos 26. Havertz, aos 38, e Gnabry, aos 44, deixaram a goleada encaminhada antes do intervalo.

DEFESA VAZADA EM UM CHUTE

Se o técnico Joachin Low queria testar sua defesa para os dificeis rivais que enfrentará na primeira fase da Euro, toda a facilidade oferecida pela Letônia não ajudou muito. Logo aos seis minutos do segundo tempo, Timo Werner, que entrou no intervalo, fez o sexto gol. Relaxada, a seleção alemã apenas assistiu enquanto Saveljevs recebia na entrada da área e chutava no canto de Neuer para fazer o gol de honra, na primeira conclusão real da Letônia em toda a partida, aos 29. Um minuto depois, Sané fechou a goleada.