
Depois de eliminar três "hermanos" em sequência pelo ATP de Buenos Aires, João Fonseca terá de enfrentar mais um dono da casa pela final do torneio, neste domingo (16), às 16h. O brasileiro, que acabou de ser tornar o número 1 do país, vai ter como rival nada menos que o melhor tenista argentino do ranking. Ex-número 19 do mundo, Francisco Cerundolo ocupa atualmente a 26ª posição e promete dar trabalho ao carioca.
Com duas das torcidas mais apaixonadas do mundo como público, João e Francisco devem causar barulho entre brasileiros no duelo de favoritos. O carioca precisará manter o mental forte mais do que nunca contra o anfitrião, que já coleciona três títulos em torneios ATP 250, sendo dois no saibro: um em 2022, na Suécia, e outro 2024, na Croácia.
Leia também
Essa é a segunda vez que o argentino chega à final do ATP de Buenos Aires. Em 2021, Francisco foi derrotado pelo compatriota Diego Schwartzman - que anunciou sua aposentadoria na última quinta-feira (15). Já na edição atual do torneio, o tenista eliminou o número 2 do mundo, Alexander Zverev, nas quartas de final.
Além do alemão, Cerundolo já bateu outros grandes nomes do tênis como o atual número 1, Jannik Sinner, pelas quartas de final do Miami Open de 2022 e pelas oitavas do Masters 1000 de Roma, em 2023, além do número 5 do ranking, o norueguês Casper Rudd, por quatro vezes.
O argentino, que começou no tênis aos cinco anos, tem o esporte no sangue. Seu irmão mais novo, Juan Manuel Cerundolo, de 23 anos, também é tenista profissional e foi seu adversário na partida das oitavas de final do torneio de Buenos Aires. O pai dos atletas viralizou nesta semana, depois de protagonizar uma cena cômica, torcendo pelos dois filhos na arquibancada.
Em 2022, o atleta viveu uma fase complicada. Depois de ser eliminado na primeira rodada de Roland Garros, Francisco foi detido por supostamente ter agredido um taxista de 61 anos. Sem evidências sobre o caso, acabou liberado na manhã seguinte.