Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Messi é o melhor jogador até agora em 2021 das cinco principais ligas da Europa, aponta estudo

Craque do Barcelona registra nota geral de 92.5 em ranking do Observatório de Futebol do Centro de Estudo Internacional do Esporte. Lewandowski é o segundo colocado no pódio

O Observatório de Futebol do Centro de Estudo Internacional do Esporte (CIES Football Observatory) divulgou nesta segunda-feira um ranking construído a partir da comparação da performance até agora em 2021 dos jogadores das cinco principais ligas da Europa. Quem teve a melhor nota foi o argentino Lionel Messi, do Barcelona, com 92.5 em 100.

Messi disputou neste ano 12 jogos pelo Barcelona no Campeonato Espanhol. O craque anotou 16 gols e sete assistências nessas partidas.

Leia também

O estudo levou em consideração apenas os compromissos pela liga espanhola. O índice é computado a partir de estatísticas de cada jogador em seis aspectos do jogo: rigor, recuperação, distribuição, tomada de posse, criação de chance e chute.

Hoje o Barcelona de Messi está em segundo lugar na tabela de classificação do Campeonato Espanhol, com 62 pontos, quatro a menos do que o líder Atlético de Madrid.

Na temporada como um todo, incluindo os compromissos de 2020, Messi realizou 37 jogos até agora, com 29 gols e 13 assistências.

A metodologia do CIES contrapôs os desempenhos de atletas de 98 clubes dos campeonatos nacionais mais relevantes na Europa (Bundesliga, La Liga, Ligue 1, Premier League e Serie A), independentemente da posição. Na pesquisa só entraram jogadores que disputaram pelo menos dois terços do total possível de minutos.

Quem ocupa a segunda posição no ranking do Observatório de Futebol do CIES é o atacante Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, artilheiro isolado do Campeonato Alemão com 35 gols em 25 jogos. O polonês registrou 89.5 pontos na Bundesliga. No período analisado, Lewandowski somou 18 gols e duas assistências.

O pódio é completado pelo volante Jorginho, do Chelsea, brasileiro naturalizado italiano, com 89.4 pontos na Premier League. De janeiro até o fim de março, o meio-campista marcou três gols no Campeonato Inglês.

O português Cristiano Ronaldo, da Juventus, artilheiro do Campeonato Italiano com 23 gols em 24 jogos, está em quinto lugar (89.3).

Depois de Jorginho, o atleta nascido no Brasil em melhor posição é o zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain. Ele está em 25º lugar, com 83.1 pontos.

Top 10 do Observatório de Futebol do CIES
Top 10 do Observatório de Futebol do CIES | Foto: Reprodução / CIES Football Observatory

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas