Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Grupo de direitos humanos critica atuação do COI no caso Peng Shuai

Tenista acusou ex-vice-premiê da China de abuso sexual

O Comitê Olímpico Internacional (COI) agiu de forma irresponsável no que diz respeito à tenista chinesa Peng Shuai, disse a Aliança pelo Esporte e pelos Direitos nesta quarta-feira (1).

Peng, que atuou em três Olimpíadas e foi número um do mundo de duplas, causa preocupação em todo o mundo desde que publicou uma mensagem em uma rede social no mês passado alegando que o ex-vice-premiê chinês Zhang Gaoli a agrediu sexualmente.

Leia também

O presidente do COI, Thomas Bach, disse que Peng está bem e em segurança após uma conversa telefônica de 30 minutos com ela no dia 21 de novembro, realizada após governos ocidentais e a comunidade global do tênis expressarem preocupação com seu bem-estar. A tenista de 35 anos não foi vista durante quase três semanas após realizar as denúncias.

“O comportamento do COI em relação às alegações de agressão sexual e ao desaparecimento de Peng Shuai é irresponsável e mostra o quão oco é na realidade seu entendimento dos direitos humanos”, disse Andrea Florence, diretora interina da Sport & Rights Alliance, em um comunicado.

“O anseio do COI para ignorar a voz de uma atleta olímpica que pode estar em perigo e para apoiar afirmações da mídia patrocinada pelo Estado na China mostra a necessidade urgente e crítica de uma estratégia de direitos humanos para o COI”, afirma a entidade.

O COI disse que o objetivo principal do telefonema foi indagar sobre o bem-estar e a segurança de Peng Shuai e acrescentou que ela “pediu que sua privacidade seja respeitada em todos os aspectos”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas