Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Eliud Kipchoge supera limite humano e completa maratona em menos de 2 horas

Campeão olímpico e mundial, queniano faz 1h59min40s2 e se torna o primeiro homem a correr percurso de 42,2 km em menos de 120 minutos

Um marco para a história do esporte. Na manhã deste sábado em Viena, Eliud Kipchoge superou o limite humano e se tornou o primeiro homem a completar uma maratona em menos de duas horas. Num evento de um patrocinador, em Viena, evento organizado para a tentativa da quebra da marca, o queniano de 34 anos conseguiu 1h59min40s2 e alcançou o feito inimaginável, tarefa esta reservada mesmo para o já mitológico fundista africano.

- Corro para provar que não existe limite para a raça humana. Estou muito feliz em ter entrado para a história. Espero que, depois de hoje, mais pessoas consigam completar uma maratona em menos de 2h - comentou Eliud Kipchoge, que não teve o tempo homologado como a nova melhor marca mundial por ter sido em uma prova não-oficial.

Leia também

E, como não poderia ser diferente, a conquista foi emocionante. Uma equipe de 41 corredores (revezando-se em times) apoiou Kipchoge, que ficara apenas 26 segundos distante da marca em Monza, na Itália, em maio de 2017, em outro evento de patrocinador, na primeira tentativa organizada para tentar quebrar a barreira das duas horas. Durante todo o trajeto em Viena o queniano era incentivado pelo público, que foi ao delírio no quilômetro final. A poucos metros da chegada, o último grupo de apoio reduziu o ritmo para que Eliud Kipchoge seguisse destacado e concluísse o percurso para ovação dos presentes.

Há dois anos, um projeto denominado "Breaking2" surgiu com o objetivo quebrar a barreira das duas horas em uma maratona. Percorrer 42,195 km em menos de 120 minutos é um grande desafio para o corpo humano e para a história, pois seria preciso uma velocidade média de pelo menos 21,27 km/h. Na ocasião, Eliud Kipchoge ficou a somente 25 segundos de atingir o feito.

Campeão olímpico em 2016, no Rio, e dono do melhor tempo - oficial - da maratona na história (2h01m39s obtidos em 2018 em Berlim), o queniano é imbatível na maratona, vencendo também, entre outras, em Londres, Chicago e Roterdã. Este ano, Kipchoge tem como melhor marca homologada um 2h02m37s, em abril, em Londres. Ele é o atual número 1 do ranking da IAAF, com 1466 pontos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas