Árbitro no Quênia é perseguido em campo após assinalar pênalti em partida
Confusão que interrompeu duelo decisivo gerou forte repúdio e liga alerta no Quênia

Uma partida decisiva de futebol no Quênia terminou em cenas de violência na última terça-feira (6/10). O árbitro John Sulwe foi perseguido e agredido por jogadores e torcedores após marcar um pênalti a favor do Mombasa United no confronto contra o Kariobangi Sharks.
Tudo em um só lugar.
Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

O duelo era importante na disputa por uma vaga na primeira divisão do futebol queniano. Aos 68 minutos, o Kariobangi Sharks, da primeira divisão, vencia por 2 x 1, quando Sulwe assinalou a penalidade. O Mombasa United, que disputa a segunda divisão, havia vencido o primeiro jogo por 2 x 1 e poderia ficar em vantagem caso convertesse a cobrança.
Leia também
A decisão revoltou os torcedores do Kariobangi Sharks. Dezenas de pessoas invadiram o gramado do Complexo Esportivo de Ulinzi, em Nairóbi, e partiram em direção ao árbitro.
Árbitro precisou ser retirado do campo


"Vamos para a rua", convoca Lula ao pedir mobilização contra "retrocesso" no país

Incêndio destrói borracharia durante a madrugada em Palmeira dos Índios

Alfredo Gaspar celebra arquivamento no STF: "A verdade e a justiça chegaram"

Após derrota para JHC, Renan Filho reassume mandato e provoca críticos da escala 6x1
Imagens registradas das arquibancadas mostram Sulwe sendo perseguido e recebendo empurrões e tapas. Jogadores também participaram das agressões ao árbitro durante a confusão.
Em determinado momento, um torcedor chega a arremessar uma cadeira de plástico na direção do juiz. O objeto passa próximo à cabeça de Sulwe. O árbitro precisou ser retirado do gramado com a ajuda da equipe responsável pela segurança do estádio. O jogo não foi retomado e o placar permaneceu em 2 x 1.
A repercussão do episódio foi grande na imprensa local. O jornal queniano The Standard o classificou como uma situação de “vergonha”, enquanto o The Star afirmou que a partida “mergulhou no caos”.
Partida já era cercada de polêmica
O confronto entre Kariobangi Sharks e Mombasa United fazia parte de uma disputa que já se arrastava havia meses. O Kariobangi Sharks terminou o campeonato na 16ª posição, resultado que representava o rebaixamento.
O clube, porém, recorreu à Justiça para contestar tanto o próprio rebaixamento quanto o acesso do Mombasa United. Após um longo impasse, a Federação Queniana de Futebol (FKF) decidiu organizar duas partidas de desempate para definir a situação.
Até o momento, a FKF e os dois clubes envolvidos não haviam se manifestado publicamente sobre as agressões ao árbitro. O episódio acontece às vésperas da Copa das Nações Africanas de 2027. O Quênia será um dos países-sede da competição, ao lado de Uganda e Tanzânia, em torneio previsto para junho do próximo ano.
