Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Horner critica regras da F1 após punições a Verstappen na Arábia Saudita

Piloto da RBR foi punido duas vezes na corrida neste domingo em lances polêmicos com Hamilton, que venceu a prova; chefe da equipe vê categoria limitada por regulamento

As sanções impostas a Max Verstappen no GP da Arábia Saudita no domingo, em lances controversos com o rival Lewis Hamilton, não deixaram o chefe da RBR Christian Horner feliz. Para o gestor, a Fórmula 1 é muito limitada pelas regras e, diante da confusão nas 50 voltas no desafiador Circuito de Jeddah, sente a ausência de Charlie Whiting - diretor de provas que morreu em 2019.

- Já disse isso antes, somos excessivamente limitados por regras. Há regras sobre o comprimento de dez carros, mas a volta de apresentação não é uma volta de apresentação se for uma relargada. O esporte sente falta de Charlie Whiting. Lamento dizer, mas a experiência que ele tinha... É difícil para Michael Masi e os comissários, especialmente neste tipo de circuito - reclamou Horner.

Leia também

Com as duas bandeiras vermelhas e as várias amarelas no acionamento do carro de segurança virtual, a prova no Circuito de Jeddah foi paralisada por mais de 30 minutos; na primeira vez, levou quatro voltas até que os comissários decidissem interromper a disputa para reparos na barreira de proteção.

Verstappen ainda teve que cumprir três sanções na corrida: a primeira foi em uma das relargadas da disputa, quando ele teve que alinhar o carro na terceira colocação após ultrapassar Lewis Hamilton fora da pista; depois, ele recebeu 5s por ganhar vantagem fora do traçado e mais 10s por frear de modo errático, levando o rival da Mercedes a colidir em sua traseira.

- Expusemos nosso ponto de vista, e tenho certeza de que Mercedes expressou o deles. Foi muito frustrante. Não sentimos que a punição era justa, Lewis simplesmente atingiu a parte de trás do carro de Max - justificou o chefe da RBR.

O choque foi o terceiro contato entre os dois pilotos, protagonistas da briga pelo título da Fórmula 1 em 2021; mas ao contrário da Inglaterra e Itália, ambos permaneceram na disputa. A sucessão de lances polêmicos provocados por Verstappen deixou o chefe da Mercedes, Toto Wolff, preocupado.

O austríaco teme que o precedente aberto pela não punição do piloto da RBR após ele espalhar o carro para defender-se de uma ultrapassagem de Hamilton, tenha consequências na rodada final do campeonato, em Abu Dhabi. Horner, expressou o mesmo temor.

- Você quer ganhar na pista, não na sala dos comissários ou na caixa de brita. Tem sido uma luta difícil o ano todo. Houve corridas fantásticas entre esses dois pilotos e espero que seja uma corrida justa e limpa em Abu Dhabi - reforçou o gestor da RBR.

Apesar de ver Hamilton vencer pela oitava vez no ano e deixar tudo igual no campeonato de pilotos, com ambos anotando 369,5 pontos na tabela, Horner fez uma avaliação positiva do trabalho de Verstappen na disputa:

- O primeiro setor fica por conta do piloto, e os dois seguintes, são dominados pelo motor. Qualquer um consegue pilotar facilmente pelas retas, mas o que Max foi capaz de fazer com as demandas do setor 1 foi realmente impressionante. Era sua única chance de ficar à frente. Foi notável o que ele foi capaz de fazer.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas