Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Treinador do sub17 do CSA avalia benefícios da parceria do clube com a UFAL

Flávio Freire contou que, assim que for possível, a base azulina fará os trabalhos de força e os demais treinamentos na academia da Universidade

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) parece que não terá um fim tão cedo. Em Alagoas, até o momento, foram computados mais de 7 mil casos confirmados da doença e 368 vítimas fatais. No futebol, os clubes optaram, de maneira forçada, por adotar medidas para que os atletas treinassem em casa, criando o 'home training'. A base do CSA não ficou de fora. Em entrevista àGazetaweb, o treinador da categoria sub17, Flávio Freire, contou como está sendo cuidada a parte psicológica da garotada.

"Procuro conversar com os atletas. Converso particularmente com eles pelo WhatsApp, saber como eles estão e a família também. Se tem alguém doente ou com sintomas. Nos juntamos com a Ufal e procuramos uma psicóloga para falar com os atletas. Ela começou, uma vez por semana, a dar palestras para os jogadores em conjunto com o sub17 e sub20, referente à ansiedade. Ela começou na última quinta e fará na próxima (28). Tem surtido um bom efeito nos garotos", comentou Flávio. O treinador também afirmou que está sendo bom até mesmo para os profissionais administrar a ansiedade

Leia também

E a parceria com a Universidade Federal de Alagoas renderá bastante frutos para a base azulina. De acordo com Flávio Freire, os garotos terão à disposição toda a estrutura física da Universidade para realizar os treinamentos. "O CSA terá acesso aos dois campos, as duas academias, as piscinas e a caixa de areia. Acredito que, com a pareceria junto à Ufal, vamos fazer nosso treinamento de força na academia de lá", disse. Contudo, o treinador não sabe quando os atletas começarão a usufruir da estrutura da Universidade.

Ele comentou como estão ocorrendo os treinamentos online com os jovens atletas da base azulina. "Estamos treinando com eles através de um aplicativo (Coach ID). O nosso preparador físico, Luigi Alpino, passa os treinos, ao vivo. E os atletas realizam os treinamentos tudo dentro da plataforma", disse o treinador.

Flávio também contou sobre outra ferramenta que auxilia a checar como estão os garotos. "Estamos usando também um software de monitoramento dos treinos. Assim que acabam os treinos, eles avaliam como foi. E no outro dia, quando acordam, respondem como eles estão, questão de bem-estar, quantas horas ele dormiu, se dormiu bem e afins. E, diante desses dados, o professor Luigi, que já tem um treino pré-programado, decide se intensifica ou ameniza mais o treinamento".

Uma preocupação em se realizar atividades online é a questão da conexão ou de algum atleta não ter um meio de acessar a aula. Mas, de acordo com Flávio, "todos os atletas estão online. Nós pensamos nessa dificuldade, de um atleta não ter celular ou não ter acesso à internet. Hoje em dia, com a tecnologia, e como eles estão mais em casa, acredito que todas as casas tenha acesso à internet, ou até mesmo pegar na casa do vizinho. Pensamos que seria uma barreira, mas todos os jogadores estão cadastrados e respondendo certo os questionários."

O técnico do sub17 ainda completou falando sobre a futura retomada do futebol e a ida da base azulina para os treinamentos no campus da Ufal. "O gestor da base, Osmar Coelho, é um homem bastante coerente para lidar com esse tipo de situação, pois estamos falando de vidas. A base do CSA foi a primeira do Brasil que parou às atividades. Vamos esperar que as autoridades comecem a flexibilizar a quarentena e depois o pessoal da federação, junto dos clubes, liberem os treinamentos. A partir daí, a diretoria da base tomará a decisão de quando será a volta", concluiu Flávio Freire.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas