Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Técnicos de CSA e CRB estão entre os melhores de 2018; confira o ranking

Comandante azulino aparece na 20ª colocação da lista, com 87,7 pontos, e o regatiano na 22ª posição, acumulando 87,4

O "Ranking de Treinadores O Globo/Extra", publicado nesta sexta-feira (28), aponta que Marcelo Cabo, na 20ª posição, e Roberto Fernandes, na 22ª colocação, estão na lista entre os melhores técnicos da temporada 2018. Renato Gaúcho, comandante do Grêmio, aparece em primeiro lugar da pesquisa.

A pesquisa leva em conta todos os jogos oficiais dos treinadores que dirigiram clubes das Séries A ou B nos últimos 12 meses. Cada vitória ou empate é pontuada de acordo com a dificuldade da competição e fase disputada. Títulos e objetivos na temporada também contam para que os "professores" subam de posições no ranking, que analisou o trabalho de 77 treinadores.

Leia também


			
				Técnicos de CSA e CRB estão entre os melhores de 2018; confira o ranking
FOTO: Rodrigo Cortez/CSA

Nesse contexto, o comandante azulino acumula 87,7 pontos, enquanto que o treinador regatiano vem logo depois com três décimos a menos, totalizando 87,4 pontos. Outros professores que passaram pelos gigantes alagoanos no período de novembro de 2017 ao mesmo mês deste ano também apareceram na lista. Pelo CRB: Mazola Júnior (35º e 67 pontos), Doriva (37º e 56,4 pontos) e Júnior Rocha (45º e 50,4 pontos). Pelo CSA, o técnico Flávio Araújo, campeão brasileiro da Série C de 2017, aparece na 70ª posição, com 16,4 pontos.

Fórmula de cálculo

São considerados todos os treinadores efetivados no cargo de comando algum clube da Série A ou B do Brasileiro nos últimos 12 meses. Para pontuação, contam todos os torneios oficiais brasileiros, bem como a Recopa Sul-Americana, a Copa Sul-Americana, a Copa Libertadores da América e Mundial de Clubes da Fifa.


			
				Técnicos de CSA e CRB estão entre os melhores de 2018; confira o ranking
FOTO: Ailton Cruz

São atribuídos pontos variáveis, de acordo com a dificuldade do torneio, para vitórias e empates nos jogos em que o treinador comandou a equipe. Também são atribuídos pontos para títulos e objetivos conquistados pelo treinador, sempre respeitando o período dos últimos 12 meses.

Calcula-se a soma total (X) da pontuação e a média de pontos por mês em que o treinador esteve empregado em algum clube (Y). O cálculo final de pontuação (Z) é feito na equação: X + 6Y = Z, o que privilegia o técnico que trabalhou por todo ano, mas também equilibra com aqueles que fizeram bons trabalhos em curto período de tempo.

Confiraaquitodo ranking e tabela de pontos produzido pelo O Globo/Extra.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X