Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Futebol Forte: Liga de futebol independente tem assinaturas de CRB e CSA

Liga assinada pelos alagoanos faz frente à Libra, liderada pelos clubes paulistas e pelo Flamengo

Vinte e três clubes, sendo 11 da Série A e 12 da Série B, assinaram formalmente o documento para a criação da Liga Futebol Forte. A Carta-proposta foi divulgada nesta segunda-feira (9), pelo Clube de Regatas Brasil (CRB) e contém também a assinatura do Centro Sportivo Alagoano (CSA). Uma reunião foi marcada para o dia 16 deste mês, no Rio de Janeiro, para debater sobre a criação da tão falada Liga Independente, focando no consenso entre as 40 equipes.

A carta divulgada pelo clube alagoano traz uma proposta de oposição à outra, chamada Libra. Liderada pelos clubes paulistas e pelo Flamengo a união conta com a assinatura, até então, de oito clubes: Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo e mais Cruzeiro e Ponte Preta.

Leia também

Na carta, os clubes expressam o interesse pela formação da união futebolística justa, reafirmando o intuito de: “elevar o nível de qualidade do futebol brasileiro, construindo um campeonato forte, revitalizado e, notadamente, com um padrão de equanimidade nas condições de disputa.”

A carta

Em um dos trechos da carta, a união explica que todos os esforços para unir os 40 clubes serão feitos e que todos os diálogos serão levados com razoabilidade e reafirmando o compromisso com o respeito às diferenças. Ainda nesta parte do documento, o grupo deixa claro que: “caso não haja a efetiva formalização, irão avaliar, em conjunto, a negociação dos direitos de transmissão e demais propriedades inerentes ao futebol e suas respectivas competições para os anos posteriores a 2024.”

Propostas

Para a organização da Liga Futebol Forte de clubes do futebol brasileiro, os clubes participantes acreditam no seguinte modelo: 50% para divisão igualitária, 25% por performance e 25% por engajamento e audiência.

Já os clubes que assinaram a criação da Libra concordaram com a divisão das receitas com 40% repartidos de forma igualitária, 30% variável por desempenho e 30% variável por engajamento e audiência.

Participantes

Libra é formada por: Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo e mais Cruzeiro e Ponte Preta.

Futebol Forte: América Futebol Clube, Associação Chapecoense de Futebol, Atlético Clube Goianiense, Avaí Futebol Clube, Brusque Futebol Clube, Ceará Sporting Club, Centro Sportivo Alagoano - CSA, Club Athletico Paranaense, Clube de Regatas Brasil -CRB, Clube Náutico Capibaribe, Coritiba Foot Ball Club, Criciúma Esporte Clube, Cuiabá Esporte Clube, Esporte Clube Juventude, Fluminense Football Club, Fortaleza Esporte Clube, Goiás Esporte Clube, Londrina Esporte Clube, Operário Ferroviário Esporte Clube, Sampaio Corrêa Futebol Clube, Sport Club do Recife, Tombense Futebol Clube e Vila Nova Futebol Clube.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X