Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

CSE derrota Cruzeiro no Juca Sampaio e vai à final da Copa Alagoas

Tricolorido derruba atual campeão e aguarda ASA ou CSA na grande decisão da competição

Na noite deste sábado (25), o CSE venceu o Cruzeiro de Arapiraca e garantiu sua vaga na grande final da Copa Alagoas 2023. Em um Juca Sampaio lotado, o Tricolorido foi melhor e conseguiu o triunfo por 1 a 0, na semifinal. O gol foi marcado por Marcelo, contra, no final do primeiro tempo e foi suficiente para o palmeirense passar de fase.

O jogo foi repleto de emoção, envolvendo muita rivalidade, já que o Cruzeiro eliminou o CSE no ano passado. Agora, o Tricolorido aguarda quem será seu adversário na decisão, que virá da outra semifinal, entre ASA e CSA, neste domingo (26).

Leia também

Ainda não há data para a finalíssima da Copa Alagoas, mas é possível que aconteça neste meio de semana ou no próximo final de semana. O local também depende de quem enfrentará o Tricolorido.

PRIMEIRO TEMPO

O clima de decisão era muito claro no Juca Sampaio. E por conta disso, as equipes entraram de peito aberto no jogo. A primeira chance perigosa já foi logo no primeiro minuto. Em contra-ataque fulminante, Didinho tocou encobrindo Jerfersson, mas a bola saiu. O Cruzeiro até respondeu aos 4min, quando Aurélio recebeu a bola na área, mas não conseguiu finalizar.

Aos poucos os lances ficaram mais quentes em campo. Muitas faltas eram marcadas de ambos os lados. Todavia, quando acontecia uma chance perigosa, era do CSE. Com 12min, Jeferson chutou de longe e assustou.

Mas a jogada mais contundente veio aos 23min. Léo Cotia cobrou falta na área e Júnior Goiano foi mais alto que todos para finalizar de cabeça, na trave, arrancando o "uh!" das arquibancadas.

O susto deu uma chacoalhada no Cruzeiro, que se encontrava acuado. Mesmo assim, o Tricolorido seguiu apertando. Com 25min, Didinho colocou uma bola perigosa na área e Jerfersson agarrou. O Urso só veio dar um susto com 27min. Em cobrança de falta, Aurélio tentou no gol, mas a bola desviou no meio do caminho.

Inclusive, aos 33min, Aurélio tentou mais uma vez cobrando falta. Só que dessa vez a redonda foi longe da direção do gol. Neste momento do embate, o CSE pouco conseguiu assustar o adversário.

Cruzeiro sofreu muito contra a boa defesa do Tricolorido
Cruzeiro sofreu muito contra a boa defesa do Tricolorido | Foto: Alexsander Smith/Cruzeiro

O Cruzeiro não parou de atacar. Com 38 minutos, teve o seu lance mais claro. Batata veio pela direita, venceu a marcação e colocou na área. Adílio tocou para Aurélio, que entrou sozinho na pequena área, sem goleiro. Contudo, o meia isolou a bola, perdendo uma chance claríssima.

Tudo indicava que o primeiro tempo acabaria empatado, até que a bola da aérea foi determinante para o Tricolorido. Aos 46min, após cruzamento de Filipe Ramon pela direita, o zagueiro disputou a bola no alto, mas acabou desviando para o próprio gol: 1 a 0 para o CSE, fechando o primeiro tempo.

SEGUNDO TEMPO

Os times retornaram sem mudanças, mas o Cruzeiro precisou alterar sua postura ofensiva. Com 4min, Neilson colocou a bola para Colina, que caiu na área e pediu pênalti, mas nada marcado. O CSE se aproveitou bem do desespero arapiraquense e contra-atacou com perigo aos 8min. Geovânio invadiu a área e chutou mascado, para a defesa de Jerfesson.

Em desespero, Adriano Cabeça fez mudanças para deixar o time mais ofensivo. Porém, quem criou uma oportunidade perigosa foram os palmeirenses. Com 15min, Jeferson recebeu o passe e se atirou em alta velocidade até a área. O atacante chegou inteiro para ampliar, mas o xará Jerfersson fez uma bela defesa.

O tempo passava, e nada do Cruzeiro dar sinais de reação. Com 22min, Cabeça acionou Edinho, para tentar dar mais criatividade ao meio. Charles tentou com um chute de fora da área, mas pegou muito mal e deixou fácil para Pedro, aos 24min.

Com o resultado e a classificação na mão, Jaelson Marcelino começou a armar sua equipe diferente, com uma postura bem mais defensiva, já para evitar os ataques do Cruzeiro. O Estrelado teve uma chance incrível aos 35min. Edinho finalmente ganhou uma chance clara, na entrada da área, mas Pedro Campaneli fez uma defesaça para evitar o empate.

O lance praticamente cessou as chances do Cruzeiro, que não estava conseguindo atacar. O CSE, no contra-ataque, quase ampliou aos 46min, com Rogerinho, mas o atacante perdeu uma chance claríssima.

O Cruzeiro amassou muito nos minutos finais, mas nada das chances claras aparecerem. Aos 50 minutos, o Urso quase fez. Charles mandou uma bomba incrível e Pedro foi no canto para espalmar e segurar o 1x0. Mas aos 51min, o apito final enfim foi soado, garantindo a classificação do Tricolorido.

Questão Série D 2024

Ao que tudo indicava, o vencedor desta noite se classificaria para a Série D do Brasileiro do ano que vem. Contudo, parece que não é tão simples assim, já que supostamente o CSE precisa ser campeão da Copa AL ou torcer para o ASA não conquistar pelo menos um título estadual.

A FAF, oficialmente, não garantiu que o CSE esta na Série D. Contudo, o regulamento da competição prevê que o campeão ou vice da Copa Alagoas irá para a Série D, caso o adversário seja um time que já possua divisão. Como a final será contra ASA (Série D) ou CSA (Série C), essa vaga já poderia ser do CSE. Confira o artigo:

"Ao Clube vencedor da Fase Final será atribuído o título de Campeão da Copa Alagoas 2023, além de obter uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D – 2024, exceto para os representantes já classificados para as competições nacionais, caso em que a vaga será do Vice-Campeão da Copa Alagoas 2023".

Uma regra que pode sobrepor essa, é oriunda do Campeonato Alagoano, em seu décimo artigo, que cita: "Caso o Campeão Alagoano Série A – 2023 tenha sido o Campeão da Copa Alagoas 2023, a segunda vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2024 será destinada conforme classificação final do Campeonato Alagoano Série A – 2023, observadas as previsões do caput".

FICHA TÉCNICA

CSE - Pedro Campaneli; Léo Cotia, Miguel Baggio, Júnior Goiano e Kainandro (Fernando); Cleyton, Claudevan e Filipe Ramon (Dedé); Didinho (Pedro Neto), Geovânio (Rogerinho) e Jeferson. Técnico: Jaelson Marcelino.

Cruzeiro - Jerfersson; Neilson, Vera Cruz, Marcelo (Victor Paraíba) e Willames (Max); Jair Amaral, Batata (Charles) e Aurélio; Colina, Adílio (Wallace) e Wanderson (Edinho). Técnico: Adriano Cabeça.

Gols - Marcelo (contra - 46'/1T)

Cartões amarelos - Wanderson (Cruzeiro), Marcelo (Cruzeiro), Batata (Cruzeiro), Cleyton (CSE)

Árbitro - José Jaini Oliveira Bispo (FAF)

Assistentes - Rondinelle dos Santos Tavares (FAF) e Francisco Raimundo Cunha de Freitas Junior (FAF)

Quarto árbitro - Carlos Alberto Matias Eloi Junior (FAF)

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas