Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

CSA precisa de aproveitamento de G4 para alcançar número mágico da permanência

Restando apenas cinco partidas para o fim da Segundona, Azulão precisa de pelo menos três vitórias para seguir na competição

A derrota para o Grêmio foi a segunda seguida do CSA na Série B do Campeonato Brasileiro. Por conta disso, a equipe azulina segue, até o início da próxima rodada, dentro da zona do rebaixamento. Contudo, restam cinco partidas para o Azulão tentar se salvar. Com 44 pontos sendo a pontuação mágica para a permanência, o time marujo precisa de um aproveitamento de 60% nos jogos finais.

Em números brutos, o CSA necessita vencer três dos últimos cinco jogos para alcançar 44 pontos, o que já alcançaria a porcentagem ideal. Segundo o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, os times que terminarem com 44 pontos possuem apenas 13% de chance de serem rebaixados. Nesta Série B, por exemplo, 60% de aproveitamento significaria a vice-liderança da competição.

Leia também

Na reta final da Série B, o CSA vai encarar Sampaio Corrêa, Londrina e Vila Nova em casa, enquanto visitará Ponte Preta e Cruzeiro. Em motivo de comparação, no 1º turno, o Azulão não conseguiu um bom desempenho contra esses clubes. Foram dois empates, uma vitória e duas derrotas. Um aproveitamento de 33,3%, que não livraria a equipe da degola, se voltasse a acontecer.

Azulão perdeu em casa para a Ponte Preta, no primeiro turno
Azulão perdeu em casa para a Ponte Preta, no primeiro turno | Foto: Ailton Cruz

Os números recentes também são desastrosos. Nos últimos cinco jogos, foram apenas quatro pontos conquistados, com apenas um triunfo, um empate e três derrotas. Hoje, o time alagoano é o 17º colocado da Série B, com 35 pontos. Já o primeiro fora da zona de rebaixamento é o Novorizontino, com 37 pontos.

Briga direta

O principal adversário do CSA na briga contra a queda é o Novorizontino. Inclusive, é o único time que o Azulão pode ultrapassar na próxima rodada. Porém, os números do clube paulista também não são bons, já que nas últimas cinco partidas só conquistou uma vitória, além de um empate e três derrotas, exatamente igual aos alagoanos.

O que vem pesando contra os marujos são as chances altíssimas de rebaixamento. Após o revés contra o Grêmio, as chances de queda do CSA subiram nove pontos percentuais, saindo de 68,3% para 77,1%. Já as chances do Novorizontino diminuíram, após o empate em casa com o Bahia. O Aurinegro tinha 30,6% de chances, enquanto hoje tem 27,5%. Os números são extraídos da UFMG.

CSA de Roberto Fernandes perdeu três das últimas quatro partidas
CSA de Roberto Fernandes perdeu três das últimas quatro partidas | Foto: Ailton Cruz

Diferentemente do Azulão, o Novo terá três partidas fora de casa para fechar a Série B. O clube paulista visita Vasco, Brusque e Operário, enquanto vai receber Náutico e Cruzeiro. O fato de os adversários do Novorizontino estarem no Z4 pesa na chances menores de queda.

O atual aproveitamento do CSA nesta Série B é de 35%. Já o técnico Roberto Fernandes, nas nove partidas em que comandou o time, tem três vitórias, três empates e três derrotas. São 12 pontos conquistados de 27 possíveis, um aproveitamento de 44,4%. Na próxima rodada, nesta sexta-feira (7), o Azulão recebe o Sampaio, mas só sai do Z4 em caso de vitória e de uma derrota dos paulistas contra o Vasco.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

CSA

Relacionadas