CRB é o melhor time alagoano no Ranking Nacional de Clubes de 2022 da CBF

Entidade divulgou a lista na noite desta quinta (16); Galo está na 28ª posição

Na noite dessa quinta (16), a CBF divulgou o Ranking Nacional de Clubes de 2022 e apenas três clubes alagoanos aparecem no Top-100 da entidade. CRB, CSA e ASA, nesta ordem, são os representantes do estado entre os 100 melhores clube do Brasil em 2021. O líder da lista é o Flamengo, pelo segundo ano consecutivo.

O Ranking leva em consideração as últimas cinco temporadas do futebol brasileiro, com pesos diferentes, tendo a temporada atual o maior entre os cinco diferentes pesos. A pontuação dada pela Série A é o dobro da Série B e, assim sucessivamente, variando a posição final do clube em sua Divisão.

A ótima temporada, sobretudo o primeiro semestre, do Galo da Praia rendeu frutos ao clube. O CRB é o clube alagoano mais bem colocado na lista, ocupando a 28ª posição com 5.565 pontos, ultrapassando o rival azulino.

O time chegou, pela primeira vez em sua história, nas oitavas de final da Copa do Brasil e terminou a Série B na 7ª colocação. Em 2021, ocupou a 31ª colocação.

CSA se manteve na 30ª posição do Ranking - Foto: Ascom CSA

Já o Azulão se manteve na mesma posição do ano passado. Com 5.088 pontos, o CSA ocupa a 30ª posição do Ranking. O quinto lugar na Segundona ajudou o clube a se manter, mas a campanha ruim na Copa do Brasil, caindo logo na segunda fase, não deixou o clube marujo a subir na tabela.

O terceiro clube mais bem colocado de Alagoas é o ASA. O Fantasma ocupa apenas a 91ª posição no Ranking, com 752 pontos. Uma queda brusca em relação a 2021, quando ocupava a 78ª posição com 947 pontos.

Bicampeão da Copa Alagoas, fora das finais do Alagoano, eliminado na primeira fase da Série D e sequer disputou a Copa do Brasil. Foi uma temporada frustrante para o torcedor Alvinegro.

Fora dos 100 primeiros colocados, temos ainda o Murici, em 108º; o Coruripe na 117ª posição; o Jaciobá em 170º; e o Santa Rita em 205º.