Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

CRB, CSA e ASA conhecem hoje (17) seus adversários na Primeira Fase da Copa do Brasil

CBF sorteia os primeiros confrontos da edição 2022 da Copa a partir das 13h, em sua sede no Rio de Janeiro

Nesta segunda (17), a Copa do Brasil terá seu início. Não, a bola ainda não vai rolar nos campos do país. A partir das 13h, a CBF irá sortear os confrontos da Primeira Fase da competição em sua sede, no Rio de Janeiro. Os alagoanos CSA, CRB e ASA ficam de olho para conhecer seus primeiros adversários.

Campeão alagoano de 2021, o CSA garantiu mais uma participação. O CRB conseguiu sua vaga ao chegar à final do Estadual do ano passado, enquanto que o ASA lutou pela classificação ao vencer a Seletiva do Alagoano contra o Murici.

Leia também

Em 2021, o Galo fez história ao alcançar as Oitavas de Final da competição pela primeira vez na sua história, tendo eliminado o poderoso Palmeiras no caminho. O Azulão ficou pelo caminho, sendo eliminado na Segunda Fase, pelo Remo, em casa. O Murici ficou na Primeira Fase, ao ser batido pelo Juventude por 3 a 0.

O sorteio ocorrerá da seguinte maneira: serão 80 equipes distribuídas em oito potes de dez times. Esses potes foram definidos seguindo as posições dos clubes no Ranking Nacional de Clubes (RNC) mais recente divulgado pela CBF. Os potes vão do A ao H.

Para as definições dos adversários, a CBF definiu os seguintes cruzamentos de potes:

  • A x E
  • B x F
  • C x G
  • D x H

Os clubes alagoanos se concentram em dois potes: B e F. Por conta disso, CSA e CRB não podem se enfrentar, por estar no mesmo pote, mas podem ter como adversário o ASA. Portanto, um clássico de Alagoas não está descartado.

As chaves da competição estão divididas de 1 a 20, definidas pela RNC. A primeira equipe sorteada será do Pote E e, logo depois, uma do Pote A, formando o primeiro grupo, seguindo assim até o fechamento de todos os 40 confrontos. Veja abaixo a distribuição das Chaves:

Diagrama com os confrontos da Copa do Brasil 2022
Diagrama com os confrontos da Copa do Brasil 2022 | Foto: CBF

Diferentes de anos anteriores, a Segunda e Terceira Fase da competição não serão definidos por sorteio. As chaves já estão definidas. A partir das Oitavas de Final, os sorteios voltam e ocorrem até as semifinais.

As partidas da Primeira e Segunda Fase ocorrem em jogo único. Na Primeira, o time melhor ranqueado joga fora de casa, mas com a vantagem do empate. Na Segunda, a decisão também será em jogo único, mas com mando de campo sorteado e, em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

Os times que disputam a Libertadores - o Botafogo, campeão da Série B; o Bahia, campeão da Copa do Nordeste; e o Remo, campeão da Copa Verde, - entram diretamente na Terceira Fase.

A CBF reservou quatro datas para a disputa da Primeira Fase: 23/02, 24/02, 02/03 e 03/03.

Confira os potes:

  • Pote A: Grêmio, Santos, São Paulo, Internacional, Ceará, Cruzeiro, Atlético-GO, Chapecoense, Vasco e Sport.
  • Pote B: Cuiabá, Goiás, Juventude, Vitória, Coritiba, Avaí, CRB, Ponte Preta, CSA e Vila Nova.
  • Pote C: Sampaio Corrêa, Paraná, Operário-PR, Guarani, Criciúma, Brasil de Pelotas, Náutico, Londrina, Paysandu e Figueirense.
  • Pote D: Oeste, ABC, Botafogo-SP, Tombense, Ferroviário, Volta Redonda, Manaus, Juazeirense, Brasiliense e Novorizontino.
  • Pote E: Altos, Mirassol, Campinense, Moto Club, São Raimundo-RR, Ferroviária, Salgueiro, Globo FC, União-MT e Sergipe.
  • Pote F: ASA, Cascavel, Bahia de Feira, Atlético-BA, Rio Branco-AC, URT, Portuguesa-RJ, Castanhal, Porto Velho e Sousa.
  • Pote G: Tocantinópolis, Operário-MT, Ceilândia-DF, Real Noroeste-ES, Nova Iguaçu, Lagarto-SE, Trem-AP, Maricá-RJ, Glória-RS e Pouso Alegre-MG.
  • Pote H: Azuriz-PR, Icasa, Grêmio Anápolis, Tuna Luso, Tuntum, São Raimundo-AM, Fluminense-PI, Humaitá-AC, Nova Venécia-ES e Costa Rica-MS.

No total, 92 equipes vão disputar o troféu, conhecido como o “mais democrático” do Brasil, mas que não vem sendo mais assim, depois da entrada dos times que disputam a Libertadores, em 2013.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas