A contagem regressiva para 2025 já começou. Nesta sexta-feira (22), a Federação Alagoana de Futebol (FAF) realizou o Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano e Copa Alagoas 2025. No encontro com todos os representantes das equipes, ficaram definidas as diretrizes dos torneios.
Estiveram presentes no evento o presidente da FAF, Felipe Feijó, ao lado do vice-presidente Júnior Beltrão e o diretor de competições Luciano Sampaio.
Leia também
CRB, ASA, CSA, Murici, Coruripe, CSE, Igaci e Penedense também enviaram representantes.
CAMPEONATO ALAGOANO
A principal competição local terá seu início no próximo dia 11 de janeiro, podendo haver variação para o dia 12, data recomendada pela CBF para o início dos Estaduais por todo o Brasil. Com isso, o torneio seguirá sendo decidido em apenas 11 datas, com a final prevista para o dia 16 de março.
A fórmula do torneio está mantida por mais uma temporada. As oito equipes se enfrentam em turno único, sendo que os quatro semifinalistas da temporada 2024 fazem quatro jogos em casa e três fora. O inverso acontece com os outros quatro clubes.
Ao fim das sete rodadas iniciais, os quatro primeiros se classificam para a semifinal, enquanto o lanterna estará rebaixado para a 2ª Divisão do Alagoano de 2026. Do 5º ao 7º encerram a competição, garantindo vaga para o ano seguinte.
A fase de mata-mata também segue mantida. Os jogos serão definidos por ida e volta, sem vantagem de resultados iguais para o time de melhor campanha. Em caso de empate no agregado, o classificado será conhecido nos pênaltis. A final segue o mesmo parâmetro.
COPA ALAGOAS
A Copa Alagoas também mantém seu formato para a próxima temporada. São 12 equipes participando, sendo as oito que jogaram a 1ª Divisão deste ano, além das quatro semifinalistas da 2ª Divisão. A competição acontece entre os dias 22 de janeiro e 30 de março.
Sendo assim, estarão na disputa: ASA, CSE, CEO, Coruripe, Murici, CSA, CRB, Penedense, Igaci, Zumbi, Guarany e Dimensão Saúde, que herda a vaga do Cruzeiro de Arapiraca após desistência da agremiação. O campeão tem vaga assegurada na Série D. Caso o campeão já esteja em alguma divisão nacional em 2025, essa vaga será repassada ao 2º colocado.
Os 12 times são divididos em dois grupos de seis clubes cada. Um grupo enfrenta o outro em seis rodadas. Se classificam para o mata-mata os dois melhores de cada chave, que realizarão as semifinais. O chaveamento está definido com: 1º Grupo A x 2º Grupo A e 1ª do Grupo B x 2º do Grupo B.
Os grupos foram divididos da seguinte forma
- Grupo A: CRB, Murici, Penedense, Coruripe, Zumbi e Dimensão Saúde.
- Grupo B: CSA, ASA, CSE, Igaci, Guarany e CEO.
SELETIVA DA COPA DO BRASIL
A Seletiva da Copa do Brasil está mantida em 2025. Inclusive, acontecerá após a final das duas competições principais nos dias 2 e 6 de abril.
A disputa segue entre o 3º colocado do Campeonato Alagoano (somando todas as fases) e o campeão da Copa Alagoas.
DAS VAGAS
O Campeonato Alagoano dará duas vagas diretas à Copa do Brasil, para o campeão e o vice. O campeão alagoano também assegura um lugar na fase de grupos da Copa do Nordeste e Série D. Caso CRB ou CSA sejam campeões, a vaga para a Série D será repassada para o time melhor colocado sem divisão garantida.
O vice-campeão alagoano terá um lugar na Pré-Copa do Nordeste.