
Com quase 30 anos de magistratura e mais de duas décadas de envolvimento com o esporte, o juiz alagoano Rômulo Vasconcelos, de 68 anos, segue acumulando conquistas além das salas de audiência. Participante assíduo dos Jogos Nacionais da Magistratura — competição que reúne juízes de todo o Brasil em diversas modalidades — ele brilhou mais uma vez na edição deste ano, realizada entre os dias 30 de abril e 3 de maio, em Maceió-AL.
Ao lado da esposa, a enfermeira Dayse Juliane, Rômulo conquistou 12 medalhas no atletismo: duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Dayse também teve desempenho de destaque, com cinco medalhas de ouro e uma de prata. “Foi um sucesso total para a representação de Arapiraca nesse evento”, comemorou o magistrado.
Leia também
A 11ª edição da competição reuniu cerca de mil juízes de diferentes estados brasileiros, promovendo integração e espírito de confraternização por meio do esporte.
O início
A trajetória de Rômulo no mundo esportivo começou ainda na juventude, conforme ele conta. “Com 18 anos, fui um dos pioneiros das corridas de rua. Na época da Escola Técnica Federal de Alagoas, hoje IFAL, integrava as equipes de atletismo e era sempre convidado para participar de competições”, recorda.
Foi também nesse período, jogando nas categorias de base do Murici, que recebeu o apelido que leva até hoje: “Flecha de Murici”, em referência à sua velocidade em campo. Com o passar dos anos, ele manteve a paixão pelas pistas e participou de provas em Arapiraca, em outras cidades alagoanas e em diversas regiões do país.

Embora também seja entusiasta do futebol — esporte que ainda pratica em torneios entre magistrados — sua dedicação maior sempre foi voltada às corridas (de rua e de velocidade). “Nos últimos 15 anos, venho me destacando nas provas rápidas, geralmente ficando entre os três primeiros colocados da minha faixa etária”, destacou.
Rômulo mantém uma preparação física regular, mesmo com os compromissos profissionais. “É uma questão de saúde e de exemplo. Quero mostrar que é possível manter a vitalidade e o compromisso”, afirma.
Presente desde a primeira edição dos Jogos Nacionais da Magistratura, realizada há 25 anos, Rômulo é um dos participantes mais constantes do evento. Ao longo dessa trajetória, já conquistou cerca de 60 medalhas.

Entre as edições em que mais se destacou estão as realizadas em João Pessoa, Aracaju, Fortaleza, Goiânia e Maceió. “Nesses cinco eventos, conquistei entre seis e dez medalhas em cada um deles”, relembra.
Para ele, as competições esportivas também têm um papel importante na vida familiar. “Na minha casa, o esporte tem um valor enorme. Minha esposa corre comigo e me acompanha nos treinos. Meu filho mais velho, de 17 anos, joga nas categorias de base do ASA. O de nove anos também joga na escolinha do clube e chegou a receber convite para atuar no Bahia. Já minha filha, de seis anos, pratica natação e ginástica”, relata.