Chegou a hora! Campeonato Alagoano começa nesta quinta-feira (20)

Torneio mais importante do Estado se inicia com oito equipes brigando pelo título

Finalmente chegou a hora! O Campeonato Alagoano está de volta! Nesta quinta-feira (20), começa o torneio mais importante do futebol alagoano, que será disputado pela 92ª vez. Na edição de 2022, oito clubes irão disputar o caneco de campeão. Além disso, o campeão ganhará uma vaga na Copa do Nordeste de 2023.

O primeiro jogo da competição já tem data e hora marcadas. Desportivo Aliança e CSA se enfrentam hoje (20), no Estádio Rei Pelé, às 20 horas, com mando de campo do Tricolor. O torneio será disputado em duas fases. Na primeira, oito clubes se enfrentam, em turno único; os quatro primeiros se classificam para a fase de mata-mata; enquanto o lanterna será rebaixado para a Segunda Divisão de 2023.

As chaves da semifinais seguirão o famigerado cruzamento olímpico. Desta forma, o enfrentará o 4º colocado, enquanto o duela com o .

O atual campeão, CSA, estará ao lado de CRB, CSE, ASA, Murici, Cruzeiro de Arapiraca, Jaciobá e Desportivo Aliança na disputa pelo troféu. São quatro campeões estaduais na disputa, além de representantes de cinco cidades diferentes (Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Murici e Pão de Açúcar).

Campeão da Segunda Divisão em 2021, Cruzeiro é a novidade da temporada - Foto: Ascom/ALE

Além do duelo entre Aliança e CSA, a primeira rodada ainda contemplará mais três partidas. Em Maceió, o CRB recebe o Murici, também no Estádio Rei Pelé, quarta (26), às 20h. No interior, Cruzeiro e CSE se encaram em Arapiraca, no domingo (23), às 16h, enquanto o ASA visita o Jaciobá, curiosamente, também em Arapiraca, mas no sábado (22), às 17h.

Clássicos

Com o acesso do Cruzeiro, os clássicos serão destaque na edição de 2022. Logo na terceira rodada, haverá o confronto entre CSA e CRB, possivelmente o primeiro Clássico das Multidões desta temporada, previsto para o dia 5 de fevereiro, no Trapichão. E não haverá descanso, porque na quarta rodada o Azulão visitará o ASA, em Arapiraca.

CSE e ASA fazem o Clássico do Interior na quinta rodada. Na sexta, o Fantasma encara o CRB, em Maceió, mas ainda encerra a fase de classificação contra o Cruzeiro, realizando o Derby Arapiraquense.

CRB e CSA fazem o principal clássico do Alagoano na 3ª rodada - Foto: Ailton Cruz

Em 2021, CRB, CSA, CSE e Desportivo Aliança, respectivamente, conseguiram se classificar para a fase semifinal do campeonato. Uma novidade na próxima edição é que não existirá a vantagem de resultados iguais nas semis. Ou seja, caso haja um empate no placar agregado, os clubes classificados decidiram o finalista nos pênaltis.

Segundo o atual regulamento do campeonato, os classificados alagoanos para a Copa do Brasil de 2023 serão o campeão, o vice e o vencedor da Seletiva para a Copa do Brasil. A vaga da Série D será definida pelo melhor classificado que não tenha uma divisão nacional.