Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Chegou a hora! Campeonato Alagoano começa nesta quinta-feira (20)

Torneio mais importante do Estado se inicia com oito equipes brigando pelo título

Finalmente chegou a hora! O Campeonato Alagoano está de volta! Nesta quinta-feira (20), começa o torneio mais importante do futebol alagoano, que será disputado pela 92ª vez. Na edição de 2022, oito clubes irão disputar o caneco de campeão. Além disso, o campeão ganhará uma vaga na Copa do Nordeste de 2023.

O primeiro jogo da competição já tem data e hora marcadas. Desportivo Aliança e CSA se enfrentam hoje (20), no Estádio Rei Pelé, às 20 horas, com mando de campo do Tricolor. O torneio será disputado em duas fases. Na primeira, oito clubes se enfrentam, em turno único; os quatro primeiros se classificam para a fase de mata-mata; enquanto o lanterna será rebaixado para a Segunda Divisão de 2023.

Leia também

As chaves da semifinais seguirão o famigerado cruzamento olímpico. Desta forma, o enfrentará o 4º colocado, enquanto o duela com o .

O atual campeão, CSA, estará ao lado de CRB, CSE, ASA, Murici, Cruzeiro de Arapiraca, Jaciobá e Desportivo Aliança na disputa pelo troféu. São quatro campeões estaduais na disputa, além de representantes de cinco cidades diferentes (Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Murici e Pão de Açúcar).

Campeão da Segunda Divisão em 2021, Cruzeiro é a novidade da temporada
Campeão da Segunda Divisão em 2021, Cruzeiro é a novidade da temporada | Foto: Ascom/ALE

Além do duelo entre Aliança e CSA, a primeira rodada ainda contemplará mais três partidas. Em Maceió, o CRB recebe o Murici, também no Estádio Rei Pelé, quarta (26), às 20h. No interior, Cruzeiro e CSE se encaram em Arapiraca, no domingo (23), às 16h, enquanto o ASA visita o Jaciobá, curiosamente, também em Arapiraca, mas no sábado (22), às 17h.

Clássicos

Com o acesso do Cruzeiro, os clássicos serão destaque na edição de 2022. Logo na terceira rodada, haverá o confronto entre CSA e CRB, possivelmente o primeiro Clássico das Multidões desta temporada, previsto para o dia 5 de fevereiro, no Trapichão. E não haverá descanso, porque na quarta rodada o Azulão visitará o ASA, em Arapiraca.

CSE e ASA fazem o Clássico do Interior na quinta rodada. Na sexta, o Fantasma encara o CRB, em Maceió, mas ainda encerra a fase de classificação contra o Cruzeiro, realizando o Derby Arapiraquense.

CRB e CSA fazem o principal clássico do Alagoano na 3ª rodada
CRB e CSA fazem o principal clássico do Alagoano na 3ª rodada | Foto: Ailton Cruz

Em 2021, CRB, CSA, CSE e Desportivo Aliança, respectivamente, conseguiram se classificar para a fase semifinal do campeonato. Uma novidade na próxima edição é que não existirá a vantagem de resultados iguais nas semis. Ou seja, caso haja um empate no placar agregado, os clubes classificados decidiram o finalista nos pênaltis.

Segundo o atual regulamento do campeonato, os classificados alagoanos para a Copa do Brasil de 2023 serão o campeão, o vice e o vencedor da Seletiva para a Copa do Brasil. A vaga da Série D será definida pelo melhor classificado que não tenha uma divisão nacional.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas