ASA vence Murici em jogo cheio de expulsos e está na final do Alagoano
Gigante marca com Lúcio Maranhão, sofre na segunda etapa, mas chega na decisão pelo segundo ano seguido
Ailton Cruz

O Gigante segue vivo no sonho do octa. Na noite deste sábado (18), o ASA derrubou o Murici e alcançou a final do Campeonato Alagoano pelo segundo ano consecutivo. Diante de sua torcida, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o time arapiraquense sofreu pressão, teve um jogador expulso, mas garantiu o triunfo por 1 a 0, com gol de Lúcio Maranhão.
O confronto foi marcado por um festival de personagens expulsos. Do lado do Fantasma, Zé Wilson tomou o vermelho, enquanto o Murici teve Morais e Bruno Monteiro punidos.Confira como foi ASA 1x0 Murici no Tempo Real da Gazetaweb.com! Clique aqui!
Com a classificação garantida, o Alvinegro aguarda quem será o grande rival na super finalíssima, que será definido na tarde deste domingo (19), a partir das 16h, no confronto entre CRB e Coruripe. Além disso, o ASA tomou para si uma das vagas alagoanas na Copa do Brasil de 2024.
O Verdão também aguarda a outra semifinal para saber se conseguirá se classificar para a seletiva da Copa do Brasil.
A data da grande final ainda não está definida, mas, antes dela, o ASA entrará em campo pelas quartas de final da Copa Alagoas. O Gigante joga no mesmo Coaracy da Mata Fonseca contra o CEO, ainda sem horário definido. Um dia antes, o Murici também disputa o mata-mata da competição, mas visitando o CSE, no Estádio Juca Sampaio.
PRIMEIRO TEMPO
Mesmo com o nervosismo envolvendo o confronto, as equipes não mostraram timidez nos primeiros minutos. O Murici teve a primeira oportunidade desperdiçada logo com 1min, após escanteio mal cobrado. Com 3min, Everton Heleno arriscou de longe para o ASA, porém a mira não estava caprichada.
Apesar do começo movimentado, logo o jogo foi ficando mais pegado. Morais até tentou finalizar de longe aos 11min, mas também errou o alvo. Com um número alto de faltas cometidas, o embate chegou aos 20 minutos sem nenhum dos goleiros terem trabalhado. Com 21min, Zé Wilson até tentou surpreender Alexandre com um chute de muito longe. Porém, a bola voou alto e nem chegou perto.
O ASA seguiu tentando ser mais insinuante, enquanto o Murici se armava no contra-ataque. Contudo, nada funcionava. O Verdão teve uma chance claríssima aos 27 minutos. Tadeu ganhou a disputa de bola no meio e lançou para Renatinho na ponta. O velocista invadiu bem a área, mas na hora de finalizar pegou fraquinho, facilitando a vida de Renan.
O jogo estava começando a ficar cansativo, mas veio uma luz para os alvinegros com 31min. Após cruzamento na área, Uesles ficou com a bola, porém, dormiu no ponto. Melhor para Lúcio Maranhão, que roubou a bola e mandou um foguete para abrir o placar para o Gigante: 1 a 0.
O gol explodiu as arquibancadas do Fumeirão e deixou o ASA mais tranquilo em campo. Maranhão, inclusive, ainda buscou mais um gol. Com 39min, ele arriscou um chutaço de longe, mas a bola foi por cima do travessão. Em lance perigoso, o Murici chegou com Palacios, aos 43min. O atacante recebeu na ponta esquerda, invadiu a área e bateu colocado, mas Cris Lucca tirou no momento certo.
Os minutos finais foram de pura pressão alviverde, mas a defesa alvinegra se postou bem. Ainda houve tempo de o Alviverde pressionar com diversos cruzamentos, mas sem finalizar. Aos 50min, a primeira etapa chegou ao fim, com a vantagem do Fantasma.
SEGUNDO TEMPO
A etapa final já começou com emoção. Em lance na área, aos 2min, Lúcio Maranhão caiu junto com Alex e pediu pênalti. O VAR analisou a jogada, e para a felicidade dos muricienses não enxergou a infração. Mesmo assim, o Gigante seguiu apertando. Com 7min, Fidelis cruzou para Maranhão marcar o segundo, mas ele finalizou torto.
O Murici não conseguia conduzir o jogo no seu estilo, por isso sofreu muito para chegar ao ataque. Enquanto isso, o ASA deu boas escapadas e chegou a assustar. Com 15min, Anderson Feijão cobrou uma falta perigosa e Alexandre espalmou.
O confronto estava extremamente quente, mas ferveu aos 19 minutos. Zé Wilson, que já estava amarelado por falta, cometeu mais uma infração boba. Os jogadores do Murici foram à loucura, mas Rafael Carlos Salgueiro expulsou o volante de campo. Com a vantagem numérica, o Verdão passou a comandar o jogo. Com 23min, Pedrinho chutou cara a cara e Renan Rinaldi fez uma defesaça para salvar o ASA.
O Verdão não parou de pressionar. Com 28 minutos, Robertinho tentou de dentro da área, com uma bicicleta, mas a bola não teve força e ficou com Renan Rinaldi. Com 33min, foi a vez do lateral Renato arrematar de longe, fora da direção do gol.
Vencendo, o Fantasma ganhou tempo de todo jeito que pôde. Até mesmo um dos gandulas foi expulso. Com 41min, a bola foi cruzada com perigo na área. Renan pegou, dividiu com Alex e quase deixou a posse escapar. O Murici teve sua melhor chance aos 43'. Em uma das poucas falhas do ASA, Robertinho conseguiu o domínio da bola na entrada da área. Confiante, o atacante mandou um chutaço, que beijou a trave e foi pela linha de fundo.
A arbitragem indicou sete minutos de acréscimos, o que parecia um pesadelo para os alvinegros. Mas o que se destacou foi a confusão aos 50min. Fidelis fez uma falta dura em Morais no meio. O jogador do Murici reclamou muito das infrações do Gigante e acabou sendo expulso. Com mais essa confusão, Salgueiro indicou mais dois de acréscimos.
E ainda deu tempo para mais confusão. Aos 52min, após Chuck cair perto do banco do Murici, um dos reservas acabou chutando o atacante do ASA e Tauan foi expulso. Em meio a toda essa treta, a bola praticamente não rolou mais. Aos 54 minutos o apito final soou, carimbando a classificação do Fantasma para a grande final.
FICHA TÉCNICA
ASA - Renan Rinaldi; Lázaro (Michel), Fábio Aguiar, Cris Lucca e Wendel; Zé Wilson, Fidelis e Everton Heleno (Didira); Anderson Feijão (Chuck), Vitinho e Lúcio Maranhão (Tito). Técnico: Sidney Moraes.
Murici - Alexandre; Renato, Uesles, Alex e Paulinho; Ramon (Jardson Sapé), Tauan (Diego Palhinha) e Morais; Pedrinho, Renatinho (Robertinho) e Palacios. Técnico: Bruno Monteiro.
Gols - Lúcio Maranhão (ASA - 31'/1T)
Cartões amarelos - Ramon (Murici), Lázaro (ASA), Zé Wilson (ASA), Robertinho (Murici), Bruno Monteiro (Murici), Tauan (Murici), Renan Rinaldi (ASA), Fidelis (ASA), Chuck (ASA), Morais (Murici)
Cartões vermelhos - Zé Wilson (ASA), Morais (Murici), Bruno Monteiro (Murici), Guêba (Murici)
Árbitro - Rafael Carlos Salgueiro (CBF/AL)
Assistentes - Brígida Cirilo Ferreira (FIFA) e Maxwell Rocha Silva (CBF/AL)
Quarto árbitro - Jonata de Souza Gouveia (FAF)
VAR - José Ricardo Laranjeira (CBF/AL)
Assistente do VAR - Ruan Luiz de Barros (CBF/AL)