Após 36 rodadas da Série B, CSA tem campanha idêntica com temporada de 2020

Na temporada passada, Azulão também chegou a 56 pontos em 36 jogos, porém, ficou sem conseguir o acesso

Faltam apenas duas partidas para a temporada azulina terminar, contudo, são dois embates que determinarão o planejamento para 2022. Ainda brigando pelo acesso na Série B, o CSA hoje vê o G4 um pouco mais longe. Com 56 pontos, o clube está no 7º lugar, três atrás do primeiro time do G4, que é o Guarani.

Entretanto, em 2020, o time alagoano esteve em uma situação semelhante, ao terminar a 36ª rodada daquela edição também com 56 pontos. Esta não é a única coincidência, já que o clube também tinha 16 vitórias, 12 derrotas e oito empates, sob o comando de Mozart.

O principal diferencial das campanhas é justamente a posição do Azulão. Em 2020, o clube era o 4º colocado, brigando intensamente pelo acesso, enquanto, na atual, tem que contar com tropeços dos adversários para conseguir subir.

A melhor campanha do CSA após 36 jogos aconteceu justamente no ano do acesso, em 2018. O time já ocupava o segundo lugar naquela altura do campeonato, bem próximo de subir. Porém, comparando com a classificação deste ano, o clube marujo tinha 59 pontos conquistados.

CSA precisou vencer o Botafogo-SP por 3 a 1 para chegar aos 56 pontos em 2020 - Foto: José Bazzo/Agência Botafogo

Apesar de não ter conseguido o acesso na última temporada e estar em uma situação difícil na atual, o Azulão tem uma matemática simples para subir: vencendo as duas partidas. Em caso de duas vitórias o time chega a 62 pontos e precisa torcer para que CRB, Avaí e Guarani não ultrapassem essa margem, além de o Goiás conquistar no máximo um ponto.

O site Infobola, que calcula as probabilidades, dá uma certa esperança para os azulinos. Mesmo em sétimo, o clube aparece com mais chances do que o rival CRB, por exemplo, que está em sexto. Enquanto o Azulão tem 13% de chances, o Galo tem 11%.

Pelos cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais, a coisa não muda muito de figura. O clube do Mutange ainda tem 14,1% de chances de acesso, enquanto o Regatas tem pouco mais de 8%, assim como a Gazetaweb mostrou.

Na tabela, o CSA enfrentará o vice-líder Coritiba, que apesar de já ter conquistado o seu acesso, ainda briga pelo título da competição. E depois, para encerrar sua participação, recebe o Brasil de Pelotas, que é o lanterna e já está matematicamente rebaixado para a Série C do Brasileiro.