Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Alagoas comemora primeira edição do Festival Nacional do Atleta Paralímpico

O evento contou com programações esportivas voltadas para crianças e jovens com deficiência.

Com o tema "Podemos ser o que quisermos", o Festival Nacional do Atleta Paralímpico ocorreu hoje pela primeira vez em Maceió no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA). O evento, que aconteceu na manhã deste sábado (22), foi fruto da parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ele é celebrado por todo o país em alusão ao dia Nacional do Atleta Paralímpico e tem o objetivo de incentivar crianças e adolescentes deficientes a ingressarem no esporte.

Imagem ilustrativa da imagem Alagoas comemora primeira edição do Festival Nacional do Atleta Paralímpico
| Foto: FOTO: Dárcio Monteiro

As 150 crianças inscritas com idades entre 10 a 17 anos, foram divididas em equipes de três e tiveram a oportunidade de participar de todos os esportes por meio de um rodízio. No final, um telão no ginásio exibiu um vídeo com outras modalidades que não foram apresentadas.

Leia também

A Superintendente do Sistema Estadual de Educação Wilany Félix, explica a importância do evento como um ato de inclusão e não de competitividade "Nossa principal intenção é mobilizar não só os pais e profissionais mas a sociedade como um todo para que eles entendam que pessoas deficientes são capaz de praticar esportes e até de irem para as olimpíadas. Por conta desse tabu, muitas crianças com deficiência nunca exerceram nenhum esporte".

Imagem ilustrativa da imagem Alagoas comemora primeira edição do Festival Nacional do Atleta Paralímpico
| Foto: FOTO: Dárcio Monteiro

Para Maria Júlia Monteiro Lima de 13 anos, a natação foi a chance encontrada de vivenciar o mundo além da sua doença. Diagnosticada com paralisia cerebral e retardo mental com apenas 2 anos de idade, ela já ganhou três medalhas -ouro, prata e bronze- nos Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) e irá pra São Paulo em novembro representar o Estado no Campeonato Nacional.

"Eu nunca achei que iria viajar, pensei só em ganhar a medalha e pronto. Me sinto muito realizada e sei que não posso perder essa oportunidade". Incentivador desde cedo, o pai Jadson Dos Santos Lima conta o que o evento representa para a família "Fiz uma reflexão sobre a vida e vi que a vitória das pessoas deficientes é bem maior do que pensava. Júlia venceu obstáculos que eu não imaginava".

A divulgação do festival foi feita em todas as escolas estaduais e centros especializados, como a Associação Pestalozzi de Maceió. A equipe de apoio contou com 20 estudantes de Educação Física da Ufal, professores, coordenadores e toda a equipe de logística disponibilizada pelo CPB.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas