Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Com Flávio nos EUA, Tarcísio adota tom nacional e prega unidade da oposição

Aliados veem governador como potencial candidato à Presidência em 2030; estratégia é ampliar projeção nacional sem abrir mão da gestão em São Paulo


				Com Flávio nos EUA, Tarcísio adota tom nacional e prega unidade da oposição
Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo

Com Flávio Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), começa a reforçar um discurso de alcance nacional e a se posicionar como uma das principais lideranças da oposição ao governo Lula.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Aliados do governador afirmam que a estratégia passa pela construção de uma oposição “estadista” e institucional, com ênfase em responsabilidade fiscal, unidade e propostas para o país.

Leia também

A avaliação de dirigentes partidários da direita e do centrão é que Tarcísio reúne condições para disputar a Presidência da República em 2030 e pode chegar à próxima eleição com mais competitividade do que Flávio.

O governador, reeleito em São Paulo com mais de 60% dos votos no primeiro turno, tem quatro anos para consolidar sua gestão e ampliar sua presença no debate nacional.

Shorts Youtube
Play
Parlamentares de Alagoas repercutem à saída de Flávio Bolsonaro do Brasil para os EUA; Parte 2

Parlamentares de Alagoas repercutem à saída de Flávio Bolsonaro do Brasil para os EUA; Parte 2

Play
Parlamentares de Alagoas repercutem à saída de Flávio Bolsonaro do Brasil para os EUA; Parte 1

Parlamentares de Alagoas repercutem à saída de Flávio Bolsonaro do Brasil para os EUA; Parte 1

Play
Arthur Lira passa a ser articulador e uma possível ponte entre JHC e Assembleia

Arthur Lira passa a ser articulador e uma possível ponte entre JHC e Assembleia

Play
Prefeita promove mudanças no secretariado e  desagrada antigos aliados

Prefeita promove mudanças no secretariado e desagrada antigos aliados

Play
Prefeito que apoiou Flávio no 2º turno denuncia xingamentos à porta de casa

Prefeito que apoiou Flávio no 2º turno denuncia xingamentos à porta de casa

A movimentação ganhou um sinal público nesta terça-feira (27), quando Tarcísio publicou um vídeo nas redes sociais com uma mensagem que extrapola os limites da política paulista. Sem comentar diretamente a ida de Flávio aos Estados Unidos, o governador repetiu que “a eleição passou” e defendeu a construção de um “projeto de país”.

“A direita brasileira recebeu das urnas uma responsabilidade, recebeu força no Congresso e nos estados. Agora é hora de unidade, de uma oposição vigilante, que cobre responsabilidade fiscal, que proponha aquilo que melhora a vida das pessoas e que fiscalize de perto quem governa pelos próximos quatro anos”, afirmou.

A escolha dos termos chama a atenção de interlocutores políticos. A defesa de uma oposição vigilante, da responsabilidade fiscal e da unidade do campo conservador sinaliza uma tentativa de organizar o discurso da direita em torno de pautas que também dialogam com setores do mercado financeiro e com eleitores mais moderados.

No mesmo vídeo, Tarcísio defendeu ministérios ocupados por nomes técnicos, redução de gastos públicos e de impostos, combate a privilégios e investimentos em áreas como saúde, educação e saneamento. Também reconheceu o resultado eleitoral, embora tenha criticado o que classificou como excessos durante a campanha e questionado a atuação do Judiciário.

Equilíbrio entre São Paulo e Brasília

Para aliados, o desafio de Tarcísio será ampliar sua presença nacional sem deixar de priorizar a administração paulista. A estratégia envolve manter a agenda de entregas do governo estadual e, paralelamente, participar do debate político nacional, especialmente por meio das redes sociais.

O objetivo é ocupar espaço entre os eleitores de direita sem necessariamente reproduzir o nível de rejeição associado ao bolsonarismo.

Nesse desenho, o governador buscaria se apresentar como uma alternativa capaz de reunir diferentes setores da oposição, incluindo partidos de centro-direita e legendas do centrão.

A avaliação entre dirigentes partidários é que uma candidatura presidencial em 2030 se tornou um cenário provável, embora ainda dependa do desempenho de Tarcísio à frente do governo paulista e da evolução das forças políticas nos próximos anos.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas