Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ELEIÇÕES OAB

Eleição na OAB/AL utilizará urnas eletrônicas no dia 19 de novembro

Pedido foi acatado pelo TRE após um encontro nesta sexta-feira (15)

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL), que ocorrem no dia 19 de novembro, contarão com urnas eletrônicas. O pedido foi acatado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após reunião nesta sexta-feira (15).

Cerca de 13 mil advogados devem votar no pleito deste ano, segundo a OAB.

Leia também

A reunião contou com a participação do presidente do TRE/AL, desembargador Otávio Leão Praxedes; do presidente da OAB, Nivaldo Barbosa; além do ouvidor regional eleitoral, desembargador eleitoral Eduardo Campos Lopes; o juiz auxiliar da Presidência, Hélio Pinheiro Pinto; e o advogado Manoel Félix. O encontro também contou com a presença da equipe técnica da OAB responsável pela logística do pleito.

Considerando que o pedido encontra-se respaldado na Resolução nº 22.685/2007 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estabelece normas para cessão de urnas em eleições parametrizadas, o requerimento da OAB/AL foi atendido pelo presidente do Tribunal, o qual ressaltou que, “de acordo com o art. 133 da Constituição Federal e a Lei Federal nº 8.906/1994, o advogado é indispensável à administração da justiça e a OAB, além de colaborar para a lisura e segurança do processo eleitoral, procura atuar no sentido de defender os direitos humanos e a ordem jurídica do Estado democrático de direito”.

O desembargador Otávio Leão Praxedes ainda ressaltou que a cessão das urnas tem a vantagem de difundir os serviços desenvolvidos pela Justiça Eleitoral e facilitar a livre manifestação da comunidade, ressaltando a existência de “enorme respeito da Presidência do TRE/AL pela instituição OAB, a admiração pelo presidente da seccional, dr. Nivaldo Jatobá, e a importância da atuação do advogado no sistema de Justiça”.

“Estimamos que cerca de treze mil advogados participarão desta eleição e, em razão disto, é muito importante, para a OAB de Alagoas, esta parceria com o TRE para a utilização das urnas eletrônicas, por ser um instrumento que demonstra toda a tecnologia, transparência e autenticidade do processo eleitoral brasileiro”, explicou o presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas