Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

ERÁRIO ENTROU PELO CANO

Com tubulações que se perdem pelo caminho, a obra do Catolé é mais um exemplo de desperdício governamental

Antes do início do verão de 2020, a Gazeta efetuou uma radiografia do sistema de abastecimento d’água de Maceió. A preocupação jornalística era procedente, porque a nossa capital já vinha registrando a escalada dos problemas e aflições enfrentados pela população, com mais gravidade ainda na alta estação e nos bairros periféricos.

Mesmo a cidade sendo privilegiada pelas águas de superfície, existentes em seu entorno, é recorrente a falta desse bem essencial à vida. A principal causa está na lamentável política de governo, geradora da chaga das obras inacabadas, que pune duplamente o contribuinte: pela deficiência do serviço e pelo prejuízo causado ao erário.

Leia também

É o caso do projeto Pratagy, que há décadas vem sendo apresentado como a grande solução para o abastecimento d’água. O empreendimento começou em 1984 e até hoje não foi concluído. Quanto à Estação de Tratamento de Água Catolé-Cardoso, há alguns aspectos a serem examinados.

A bacia do ribeirão Catolé tornou-se pioneira como solução para o abastecimento de Maceió, na década de 1940. A viabilização ocorreu pela parceria entre o Estado e o industrial pernambucano do ramo de fiação e tecelagem, Othon Bezerra de Mello, então proprietário de extensa faixa territorial no traçado do aqueduto projetado, na região de Fernão Velho.

Inaugurado em dezembro de 1950, o pleno funcionamento do aqueduto do Catolé chegou a ser estimado até 2005. O que não se contava no curso de todo esse tempo era com o desleixo governamental, com a falta da permanente e adequada manutenção e modernização do equipamento, como vem ocorrendo especialmente nos últimos anos. Muito menos com a tragédia produzida pela extração de sal em área urbana de Maceió, que, entre tantos e graves problemas criados na vida dos maceioenses, também comprometeu a ETA Catolé-Cardoso.

O “novo” aqueduto do Catolé virou mais uma das obras inacabadas do governo Renan Filho. O serviço começou há mais de dez anos e já se transformou num escândalo que precisa ser investigado, em razão dos prejuízos causados aos cofres públicos.

Enquanto o velho aqueduto do Catolé, construído na metade do século passado, vaza como peneira, a construção do novo ficou pelo meio do caminho, com tubulações enterradas que não chegam a lugar nenhum.

Ou melhor, as tubulações chegam até certa parte da Vila Goiabeira. É uma obra sem fim, em que o bolso do contribuinte entra pelo cano. Se a atual ETA do Cardoso, em Bebedouro, está comprometida pelas rachaduras e provavelmente será realocada, então como ficam os tubos e os demais investimentos enterrados na obra, que já deveria ter se transformado no novo aqueduto? Eis um questionamento que bem poderia compor uma investigação pelos órgãos fiscalizadores.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas