Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Setor de serviços de Alagoas tem a segunda maior retração do País em setembro

No acumulado do ano, o setor tem o maior tombo entre as unidades da Federação

Com uma queda de 17,5% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor de serviços de Alagoas registrou a segunda maior retração do País naquele mês, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quinta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume de serviços no Estado só ficou à frente do desempenho do setor em Sergipe, cuja retração atingiu 18,4% em setembro. Na comparação com agosto - quando os diversos segmentos estavam fechados devido à pandemia do novo coronavírus -, os serviços prestados em Alagoas avançou 6,1%.

Leia também

Com o resultado de setembro, o setor de serviços de Alagoas registraram o maior tombo do País no acumulado do ano, com um recuo de 19,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo os dados do IBGE, os sete maiores tombos nessa base de comparação foram de estados nordestinos.

Além de Alagoas, a Bahia recuou 18,4% no acumulado do ano, seguida do Rio Grande do Norte (-17%), Piauí (-17%), Sergipe (-15,6%), Ceará (15,1%) e Pernambuco (14,6%). Das 27 unidades da Federação, apenas Rondônia acumula resultado positivo de janeiro a setembro, com 3,4%.

Receita

Com o resultado de setembro, a receita nominal do setor de serviços de Alagoas recuou 16,3% no mês, na comparação com setembro de 2019. Na comparação com agosto, a receita registou alta de 3,5%. Já no acumulado do ano, a queda é de 18,4%.

Em todo o País, o setor de serviços recuou 7,2%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi a sétima taxa negativa seguida nessa comparação. Na comparação com agosto, o setor avançou 1,8% - o quarto resultado positivo consecutivo. No acumulado do ano, caiu 8,8% frente ao mesmo período de 2019.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas