Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Folha de salário dos estados cresceu 72% a mais que a da União; RJ lidera

Estudo divulgado pelo Ministério da Fazenda visa embasar disputa no STF. Liminares do STF permitem a estados pagar dívida com juro simples

Com o objetivo de embasar sua defesa no Supremo Tribunal Federal (STF), no caso que analisa os juros a serem aplicados sobre a dívida dos estados com a União, o Ministério da Fazenda divulgou nesta quarta-feira (20) um estudo que aponta que as despesas dos estados com o pagamento de salários cresceu 72% a mais do que as do governo federal, ou 40,6 pontos percentuais.

A elevação dos gastos dos estados, acima do crescimento registrado pelo governo federal, não consideram a evolução da inflação. Deste modo, não é um crescimento real, e sim nominal.

Leia também

O documento mostra que os gastos com a folha dos 26 estados e do Distrito Federal registraram alta média de 96,6% entre 2009 e 2015, ou seja, nos últimos sete anos. Neste mesmo período, a folha de salários da União teve uma alta de 56%.

"A análise da evolução dos gastos com folha de pagamento dos estados mostra forte aceleração desse componente da despesa, contribuindo significativamente para a deterioração das contas públicas estaduais. Enquanto essa categoria de despesas dos Estados saltou de 4,85% do PIB em 2009 para 5,83% do PIB em 2015, a União apresentou recuo de 4,6% para 4% do montante gasto com essa rubrica no mesmo período", informou o Ministério da Fazenda.

Os números divulgados pelo Ministério da Fazenda mostram que o estado do Rio de Janeiro, que passa por grave crise em suas contas públicas e tem atrasado o pagamento de aposentados, foi aquele na qual os gastos com a folha de salários mais cresceram. Nos últimos 7 anos, essas despesas aumentaram 146,62%  no Rio - quase o triplo da alta registrada no governo federal (+56%).

Liminares no STF

Nas últimas semanas, o STF concedeu liminares (decisões provisórias) para que Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará e Goiás não sejam punidos ao realizar o pagamento de parcelas de suas dívidas com base nos juros simples - conforme tese que defendem.

O Ministério da Fazenda quer usar a taxa Selic capitalizada (juros sobre juros, os chamados juros compostos), argumentando que esse é o formato utilizado para contratos financeiros. O mérito da questão será julgado pelo plenário do STF no próximo dia 27.

O governo federal alega que pode perder R$ 313 bilhões se o STF confirmar as decisões liminares e permitir aos estados pagarem suas dívidas com juros simples. Isso agravaria a situação das contas públicas, que já vêm registrando déficit devido à queda na arrecadação provocada pela crise econômica.

Solução 'desequilibrada'

Na terça-feira (19), durante audiência pública no STF, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, disse que a aplicação dos juros simples para a dívida dos estados é uma "solução desequilibrada."

O ministro apontou que os contribuintes estaduais também são contribuintes federais e a maior parte deles teria prejuízo ao arcar com a perda de arrecadação da União provocada pela confirmação da validade dos juros simples.

De acordo com Barbosa, os juros simples beneficiam contribuintes de apenas seis estados:  Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

"São os estados mais endividados, cuja folha [de pagamentos] aumentou mais", disse Barbosa na ocasião.

Evolução por estados

Nesta terça, no STF, Leonardo Espíndola , secretário da Casa Civil do governo do Rio de Janeiro, afirmou que a situação em seu estado está perto do "colapso social."

"A situação é de tragédia por não termos pago o salário de março para mais de 130 mil aposentados e pensionistas, para quem ganha mais de R$ 2 mil líquidos [por mês]", afirmou ele na ocasião.

O segundo estado com maior crescimento nos gastos com sua folha de salários nos últimos sete anos, ainda de acordo com o levantamento do governo federal, foi Santa Catarina - o primeiro a obter liminar no STF contra eventuais punições pela correção de sua dívida pelos juros simples. Entre 2009 e 2015, a folha de salários catarinense cresceu 139,56%.

Em terceiro, quarto e quinto lugares na lista de maior crescimento de gastos com a folha de salários estão Roraima (+127,4%), Tocantins (+126,7%) e Piauí (+121,9%). Neste período, Minas Gerais apresentou um aumento de despesas com a folha de salários de 112,73%, Rio Grande do Sul de 102,78% e São Paulo de 72,83%.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas