Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Brasil e Uruguai assinam acordo de livre comércio no setor automotivo

Trato entre países vale a partir de 1º de janeiro do ano que vem. No acordo anterior, havia cotas de exportação de 10.056 unidades por ano

Brasil e Uruguai assinaram, nesta quarta-feira (9) um acordo de livre comércio para o setor automotivo. O trato entra em vigor em 1º de janeiro de 2016, e vale para carros, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas, autopeças, chassis e pneus. O anúncio foi feito pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Os dois países já possuíam um acordo comercial, renovado em agosto, porém, com uma cota de exportação de 10.056 automóveis e comerciais leves feitos no Brasil com isenção de alíquotas e de US$ 99,6 milhões para autopeças, também produzidos em solo nacional.

Leia também

Como é o acordo
Para que veículos e autopeças tenham a isenção de alíquotas, é preciso que produtos feitos no Brasil tenham, pelo menos, 55% de índice de conteúdo regional. Já para os uruguaios, a porcentagem é de 50%.

Segundo o MDIC, em 2014, foram exportados 14.229 veículos do Brasil para o Uruguai. Entre janeiro e novembro deste ano, o número é de 12.512 unidades.

"O acordo traz coisas muito positivas para o Brasil. Tínhamos exportação restrita, e agora, o volume irá aumentar", afirmou Luiz Moan, presidente da Anfavea.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas