Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Banco Central define taxa de juros em ambiente de pressão

o Focus traz uma piora nas projeções do IPCA (índice de inflação) para os próximos anos: 2024 (4,11%), 2025 (3,90%) e 2026 (4%).

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decide nesta quarta (22) se mantém, eleva ou reduz a taxa básica de juros, hoje em 13,75% (os mais altos juros reais do mundo), em um ambiente de pressão extrema e pouca margem para uma queda nesta reunião. A pressão vem de todos os lados:

Política: desde que Lula atacou os juros altos, o vice-presidente, ministros, deputados e senadores passaram a criticar a taxa básica de juros definida pelo BC. Ontem Lula disse que não vai cessar as críticas;

Leia também

Popular: Centrais sindicais e movimentos ligados ao PT convocaram protestos em pelo menos dez capitais contra alta taxa de juros e pela saída de Campos Neto, intensificando a artilharia do partido contra o presidente independente do BC;

Da inflação: apesar da queda do IPCA nos últimos 12 meses, projeções mostram que a inflação está resiliente; Do cenário externo: a quebra de bancos no exterior adiciona riscos ao sistema financeiro, pressiona por uma redução de juros nos EUA e pode resultar em desvalorização do real, o que eleva os preços por aqui.

É praticamente consenso entre economistas, a expectativa de que o Comitê irá manter as taxas no patamar atual, mas o governo e parte do mercado esperam que o comunicado da decisão traga uma sinalização de que o ciclo de corte de juros será antecipado para maio ou junho. Os integrantes do comitê usam modelos, como o Samba, para definir a taxa básica de juros da economia e no comunicado e na ata explicam a decisão e sinalizam quais serão próximos passos. Causou desconforto no governo no último comunicado o seguinte trecho: "A conjuntura, particularmente incerta no âmbito fiscal e com expectativas de inflação se distanciando da meta em horizontes mais longos, demanda maior atenção na na condução da política monetária".

Foi em função desse "particularmente incerta", que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tentou antecipar o desenho do novo arcabouço fiscal para antes da reunião do Copom, o que não aconteceu. A nova âncora fiscal será conhecida apenas após a viagem de Lula e ministros, incluindo Haddad, à China.

Inflação resiliente

O boletim Focus desta segunda-feira (20) trouxe uma tímida melhora na projeção de inflação para este ano (de 5,96% para 5,95%). Olhando apenas para isso, a notícia positiva pode levar a uma conclusão que há mais espaço para corte de juros pelo Copom, mas analisando o quadro geral, veremos que não.

O BC não se baseia no Focus para definir a taxa básica de juros. Mas o boletim traz projeções do mercado, que dão uma boa temperatura da economia e costumam ser alinhadas com as projeções feitas pelo BC (divulgadas de forma trimestral no relatório de inflação, o próximo relatório sai no dia 30 de março).

Além da melhora para 2023 ser muito tímida, o Focus traz uma piora nas projeções do IPCA (índice de inflação) para os próximos anos: 2024 (4,11%), 2025 (3,90%) e 2026 (4%).

A inflação dos preços administrados (bens e serviços com reajustes definidos por contrato ou regulados, como luz, gasolina e plano de saúde) também veio pressionada, saltando de 9,13% para 9,36% para 2023.

Se as projeções dos economistas de mercado que participam do Focus se confirmarem, a inflação medida pelo IPCA, portanto, deve ultrapassar bem o teto da meta em 2023 (teto de 4,75%), e ficar acima do centro da meta em 2024 (centro 3%, teto de 4,5%) e 2025 (centro 3%, teto de 4,5%).

Os dados sinalizam que, nas projeções do mercado, a inflação brasileira não deu trégua e se mantém resiliente. E sendo o controle da inflação a principal função do Banco Central, o espaço para sinalizar um corte de juros em maio no comunicado do Copom, como deseja o governo Lula e prevê parte do mercado, continua apertado.

Se o Copom não sinalizar o corte de juros em maio, a pressão política sobre o presidente Roberto Campos Neto deve aumentar?

Tudo indica que sim. O PT divulgou as manifestações populares contra os juros no seu site.

Os ministros devem manter as críticas e elas devem se intensificar no Congresso. No dia 4 de abril, o presidente do Banco Central será ouvido no Senado, e será questionado pelos senadores sobre os juros altos, sobre o erro na divulgação do câmbio e também os modelos usados para a definição da Selic

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas