Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Luísa Sonza relembra caso de racismo e diz: "Impossível ser perfeita"

Luísa Sonza comentou sobre a acusação de racismo que recebeu em 2018 e revelou os aprendizados que teve após reconhecer


				Luísa Sonza relembra caso de racismo e diz: "Impossível ser perfeita"
Instagram/reprodução.

Luísa Sonza relembrou o processo de racismo que sofreu há alguns anos atrás. Ao comentar sobre projetos sociais que apoia, a cantora disse que aprendeu muito com a acusação contra ela, entendendo como deve se apresentar à sociedade.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

“Acho que se colocar e se entender como mulher branca é muito importante. E também conectar que a dor não está ali, sabe? Acho que, com o tempo, a gente vai conseguindo entender mais”, disse ela.

Leia também

A cantora afirmou que não gosta da ideia de sempre se defender diante das críticas que recebe. “Eu sou uma pessoa que faz que cresce, que ajuda e que acredita. Então, o que eu tenho que fazer para ser uma pessoa melhor?”, comentou.

No entanto, Luísa Sonza confessou que se assustou ao saber que estava sendo processada. “Quando você se vê assim, toma um susto: ‘Meu Deus, eu sou a vilã’. Mas, ao mesmo tempo, você não se sente assim porque, no processo que aconteceu, não foi uma coisa que eu tive intenção”, disse ela.

Shorts Youtube
Play
Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Play
Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Play
Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Play
Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Play
Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas

Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas

“Eu tinha 18 anos, aconteceu há muitos anos. Eu estava cantando, me virei e aconteceu aquilo. Nos primeiros anos da vida adulta, talvez até antes dos 20, você não entende. Depois percebe que não é sobre você, é sobre o outro, é sobre como o outro se sente”, desabafou.

A artista explicou que entendeu, com o passar dos anos, o peso de suas atitude. “Meu comportamento precisa contribuir para não seguir alimentando uma estrutura que é racista, elitista, machista e todas essas coisas que a gente conhece”, destacou.

Em seguida, Luísa Sonza disse que aprendeu como deveria se portar enquanto uma pessoa pública, especialmente sendo mulher branca. “Você precisa ter um tato maior e um entendimento mais profundo das coisas. Então, o que eu busco fazer é sempre me atualizar e buscar melhorar”, pontuou.

“A melhor justificativa, ou a melhor desculpa, são as atitudes. Sempre tentei ser perfeita, mas é impossível ser completamente perfeita. Hoje eu perdoo também a ignorância da Luísa de 10 anos atrás e entendo como devo me portar em relação a todas essas questões”, completou.

Ao encerrar o assunto, Luísa Sonza reforçou, em entrevista à Tati Bernardi, que o racismo precisa ser combatido por pessoas brancas. “A gente tem esse dever. E também em outras causas, eu acredito muito nisso”, afirmou.

“É sobre o que eu faço, e não sobre o que eu falo que faço. Porque isso o tempo mostra sozinho. Nem que seja depois que eu morrer, as pessoas divulguem todo o meu trabalho por trás das câmeras, as coisas que eu vivi, as coisas que aconteceram”, finalizou.

Relembre o caso

A declaração de Luísa Sonza faz referência ao processo movido pela advogada Isabel Macedo de Jesus após um episódio ocorrido em setembro de 2018, em Fernando de Noronha.

Isabel, que comemorava o aniversário em uma pousada onde a cantora se apresentava, afirmou que foi confundida com uma funcionária do local e recebeu um pedido para buscar um copo d’água, o que atribuiu ao racismo estrutural.

Quando o caso veio à tona, em 2020, Luísa negou a acusação. Dois anos depois, porém, mudou de posicionamento, publicou um pedido público de desculpas e reconheceu que sua conduta reproduziu uma prática de racismo estrutural, ainda que não tivesse essa intenção.

Na ocasião, a cantora também afirmou que buscaria uma solução amigável para o processo. Em 2023, as duas chegaram a um acordo, cujos termos permaneceram em sigilo.

Após a conciliação, a ação foi arquivada em definitivo.

Confira a matéria completa em Metrópoles.com

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas