Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > TV E CELEBRIDADES

Estilista Martha Medeiros celebra trajetória do sertão a Hollywood

Na biografia recém-lançada, escrita por Eliane Trindade, a designer alagoana conta detalhes da própria trajetória de vida e na moda

“Eu tenho uma fita métrica nos olhos”, garante Martha Medeiros. Conhecida pelas criações com renda artesanal, a estilista lançou recentemente o livro Do Sertão a Hollywood, escrito pela jornalista Eliane Trindade.

Na biografia, a alagoana narra a própria história de vida e na moda, com direito a curiosidades e detalhes inéditos. De Sofía Vergara a Ivete Sangalo, as clientes também dão relatos pessoais, na obra, em homenagem à designer.

Leia também

Do Sertão a Hollywood

Conhecida por fomentar o trabalho de artesãs brasileiras, Martha Medeiros fez da renda o principal material e atrativo da própria marca. No livro, lançado em eventos em São Paulo e em Brasília, ela destaca como enfrentou dificuldades até conquistar o status de grife vestida por celebridades.

A designer explica à coluna o significado do título. “Tudo que acontece em Hollywood reflete para o resto do mundo. Você tirar algo que é próprio do sertão e conseguir levar para os tapetes vermelhos, é porque você vai levar para todo o planeta Terra, e isso é muito bacana”, comemora.

Antes de se tornar estilista e empresária, Martha foi sacoleira e bancária. Para a biografia da designer, a escritora Eliane Trindade conversou com famosos, colaboradores e familiares.

Com o livro Do Sertão a Hollywood, Martha pretende passar uma mensagem de perseverança e de valorização do handmade. “Quero mostrar que quando temos fé, foco e força de vontade, conseguimos tudo”, assegura.

“Eu só acredito no artesanal autoral porque é o que tem valor. O artesanato que todo mundo faz é mais um. O autoral é aquilo que realmente é luxo, porque luxo é a percepção de exclusividade”, enfatiza a alagoana.

O livro

As páginas contam desde o início, quando Martha Medeiros era criança e se inspirava na elegante avó, Zezé Martins. Na infância, em Maceió, fazia roupas de bonecas com sobras de tecido. Os rumos da vida quase não permitiram que a moda e ela se encontrassem profissionalmente de forma bem-sucedida.

Graduou-se na primeira turma de um curso de moda no Brasil, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em 1990. Também na casa dos 40 anos, casada e mãe, foi quando apostou na marca de luxo genuinamente brasileira.

A atriz Sofía Vergara foi a primeira estrela de Hollywood a se encantar pelas criações de Martha Medeiros, quando a marca homônima ainda era “minúscula” e “ainda não contava com a ajuda de caros e renomados profissionais de relações públicas para conquistar o guarda-roupa de personalidades da meca do cinema”, explica a biografia da estilista.

Vergara, que usou uma criação da estilista brasileira no próprio casamento em 2015, não economiza nos elogios. “Para mim, Martha é mais do que uma designer extraordinária, ela é uma artista revolucionária”, define a colombiana naturalizada norte-americana no prefácio do livro. “(…) Ela transforma cada peça em uma criação única que vai muito além do que se espera dos vestidos de grife, hoje em dia… ou talvez de todos os tempos.”

Entre as consumidoras da marca, como mostra o livro, estão personalidades como Xuxa, Ivete Sangalo, Fernanda Souza, Luciana Gimenez, Claudia Raia e Caroline Ribeiro. Mundo afora, a renda e o feito a mão de Martha Medeiros conquistaram celebridades como Elizabeth Hurley, Beyoncé e Jessica Alba, além de Sofia Vergara.

Para fechar a biografia, as últimas páginas são estampadas com fotos históricas, que sintetizam o legado de Martha Madeiras. O “álbum de fotos” é composto por cliques de campanhas, desfiles, celebridades e bastidores.

Serviço

Com 224 páginas, o livro Do Sertão a Hollywood foi lançado no fim de 2023. A biografia da estilista Martha Medeiros está disponível pela Matrix Editora. A compra pode ser feita on-line ou em unidades físicas de livrarias pelo país.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas