Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > TV E CELEBRIDADES

Casos de abusos e história de João de Deus viram série documental no Globoplay

Equipe do 'Conversa com Bial' mostra bastidores da investigação, reúne vítimas pela 1ª vez em roda de conversa e conta casos fora do país

"Em Nome de Deus" é a nova série documental do Globoplay e conta a história e os casos de abusos que João de Deus cometeu ao longo dos anos em Abadiânia (GO) e fora do país. A estreia é na terça-feira (23).

Ao longo de seis capítulos, a série mostra os bastidores da investigação que levou à denúncia feita coreógrafa holandesa Zahira Mous no "Conversa com Bial", em dezembro de 2018.

Leia também

A partir do programa, centenas de mulheres denunciaram João de Deus ao Ministério Público, que foi preso e condenado a mais de 40 anos de prisão.

A série traz o encontro inédito de sete vítimas, inclusive uma filha de João de Deus, para falar sobre os abusos com a mediação da jornalista e roteirista Camila Appel, que divide a condução com Pedro Bial.

"O momento da roda é, sem dúvida, o coração da série. Toda vez que eu colhia o depoimento, eu perguntava se elas tinham vontade de se encontrar e a primeira resposta era sim", diz Camila, em entrevista coletiva por vídeo com jornalistas.

"O encontro tem objetivo de tentar mostrar que esse compartilhar da dor pode ser bonito, algo pode surgir de lá. Essa dor ser transformada", continua.

Camila foi a pessoa que começou a investigar os casos e descobriu a história de Zahira, que depois de muitas conversas e entrevistas foi ao programa em 2018. Até hoje mulheres a procuram para falar de outros casos.

Pedro Bial lembra como foi importante conduzir o tema com delicadeza, não só no programa como também no documentário.

"Como as histórias em alguns casos são quase nauseantes, são horripilantes, você não pode manchetar, você não pode pesar a mão, porque tudo já é muito pesado", explica Bial.

Ele conta que tentou entrevistar João de Deus várias vezes, desde antes do programa de dezembro de 2018, e ainda segue tentando.

"'Em Nome de Deus' é a história de mulheres e de sua coragem de reagir. Mais do que resistir, de agir, a partir do sofrimento, da humilhação e do massacre que sofreram. É um documentário sobre a voz das mulheres", afirma o jornalista.

Gravações em Abadiânia e no exterior

Além das imagens de arquivo e dos depoimentos marcantes, a equipe fez gravações em Abadiânia (GO), na Holanda e nos Estados Unidos, para mostrar os caminhos e outros casos nem tão conhecidos.

Para gravar na cidade onde João de Deus recebia milhares de pessoas na Casa de Dom Inácio de Loyola, o diretor Ricardo Calil diz que a equipe fez cinco visitas à cidade.

"Chegamos devagar, com muita cautela e cuidado para vencer a barreira natural [de ser a equipe do programa que fez a primeira denúncia]", continua.

No final, ele, a equipe e o diretor Gian Carlo Bellotti conseguiram gravar dentro da Casa e dizem que foram bem recebidos.

"É um documentário que a gente ouviu uma certa quantidade de nãos, mas com delicadeza, com insistência, alguma disciplina a gente foi chegando a algumas pessoas importantes, como o advogado, um palestrante da casa", diz Calil.

"Em Nome de Deus" estará disponível na terça-feira (23) no Globoplay e também vai ser exibida no Canal Brasil a partir de quarta-feira (24).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas