Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > DIVERSÃO & VARIEDADES

'Garigata' viraliza em redes sociais ao mostrar rotina de trabalho em Juazeiro do Norte/CE

Ester tem 20 anos e adotou o apelido de 'Garigata', dado por amigos de trabalho. O apelido se espalhou pelas ruas de Juazeiro, onde ela atua como gari

A gari Ester Santos, mais conhecida pelo apelido carinhoso de "Garigata", ganhou as ruas de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, com a sua profissão. Nas redes sociais, ela costuma mostrar o dia a dia de forma divertida, desconstruindo qualquer imagem negativa que algumas pessoas têm sobre o ofício.

Ester tem 20 anos e recebeu o apelido de "Garigata" por amigos de trabalho. O apelido logo se espalhou pelas ruas de Juazeiro, onde ela é reconhecida pelas pessoas.

Leia também

"Quando eu estava varrendo a rua, os meninos da coleta passavam no caminhão do lixo e falavam: 'bom dia, Garigata'. Começou dentro da empresa, com os parceiros de trabalho mesmo. E como a população via eles falando comigo, o pessoal ouvia eles me chamando de 'Garigata'. Até que teve um certo dia que uma senhora falou: 'ei, Garigata'. Aí com isso, a população de onde eu varria começou a me chamar assim", disse Ester, ao g1.

Ester adotou nas redes o apelido de 'Garigata' por sugestão dos colegas de trabalho — Foto: Arquivo pessoal
Ester adotou nas redes o apelido de 'Garigata' por sugestão dos colegas de trabalho — Foto: Arquivo pessoal

A jovem passava por dificuldades financeiras, com um filho de apenas um ano para criar, quando conseguiu o emprego de gari. Ela atualmente trabalha para uma empresa terceirizada que presta serviços para a Prefeitura de Juazeiro do Norte.

"Desde do dia que eu comecei [a trabalhar como gari] eu estava feliz por ter conseguido um emprego. E aí peguei um amor pela profissão. Danço e brinco com todo mundo enquanto trabalho", conta Ester, que já trabalha há três anos e 11 meses como gari.

Sucesso nas redes sociais

O último vídeo publicado pela "Garigata" em uma rede social já conta com quase 4 milhões de visualizações. Na mesma rede social, a gari soma 54 mil seguidores.

Ruas de Juazeiro do Norte são local de trabalho e também cenário de fotos da 'Garigata' — Foto: Arquivo pessoal
Ruas de Juazeiro do Norte são local de trabalho e também cenário de fotos da 'Garigata' — Foto: Arquivo pessoal

Como trabalha varrendo as ruas de Juazeiro do Norte, Ester sempre encontra documentos perdidos, além de outros objetos. Ela usa a rede social para divulgar o que achou e logo em seguida também posta o documento ou objeto sendo entregue a quem pertence.

Apesar de todo o carinho recebido nas ruas e até mesmo pela internet, Ester não deixa de ser alvo de comentários maldosos de pessoas preconceituosas com a sua profissão.

"No vídeo que viralizou esses dias tem vários comentários chatos. Pessoas mandando eu estudar, sendo que já terminei meus estudos. E sem contar o nojo que algumas pessoas tem dos garis. Já teve loja que eu saí constrangida pois a vendedora não me atendeu porque eu estava de farda", relata Ester.

Amor pela profissão e foco no futuro

Ester vê no trabalho como gari uma forma de mostrar às pessoas que o trabalho, "independente de qual seja ele, não é vergonha".

Apaixonada por política, a jovem tem o sonho de se filiar a algum partido e se candidatar como vereadora em Juazeiro do Norte para, segundo ela, lutar pelos direitos trabalhistas, saúde e educação.

Gari de 20 anos faz sucesso nas redes ao postar cotidiano de trabalho em Juazeiro do Norte — Foto: Arquivo pessoal
Gari de 20 anos faz sucesso nas redes ao postar cotidiano de trabalho em Juazeiro do Norte — Foto: Arquivo pessoal

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas