Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

'Sessão Quilombo de Cinema Negro' é o destaque deste feriado

Com apresentação de grupo de rap e debate após exibição, Mirante Cineclube celebra a Consciência Negra no Centro Cultural Arte Pajuçara

Considerando a relevância do dia 20 de novembro, o cinema negro brasileiro está em pauta numa programação especial preparada pelo Mirante Cineclube. O clube de cinema selecionou filmes de sucesso nacional e internacional para relembrar a importância da contribuição negra à nossa sociedade com a "Sessão Quilombo de Cinema Negro". O evento acontece hoje, a partir das 19h30, no Centro Cultural Arte Pajuçara.

A celebração da data não conta somente com exibições. Antes dos filmes, o grupo de rap 'Reles no Rules', dos amigos Durwall, Saci e Verdino, se apresenta com suas composições autorais. Fechando a noite, dois dos organizadores do Mirante, Janderson Felipe e Lucas Litrento, mediarão um debate entre o público presente.

Leia também

Entre as películas escolhidas estãoAlma no olho(1973), de Zózimo Bulbul;CorpoStyleDanceMachine(2017), de Ulisses Arthur;Caixa D'Água: Qui-Lombo é Esse? (2012), de Everlane Moraes Santos;Kbela(2015), de Yasmin Thainá; eQuintal (2015), de André Novais. As produções trazem questões como escravidão e a busca da liberdade, resistência às normas impostas pela sociedade, importância histórica do segundo bairro remanescente quilombola urbano do Brasil, histórias de transição capilar e da luta de mulheres pelo direito de terem sua beleza natural, e um dia na vida de um casal de idosos da periferia.

ÀGazetaweb, Janderson, que também é o curador da sessão especial, falou sobre a importância da data em comemoração à consciência negra. "Acredito que é de extrema importância ter um evento feito por um cineclube alagoano para celebrar o dia. A prática cineclubista é muito importante, principalmente por sermos carentes de atividades culturais que sejam de acesso gratuito e para os mais diversos públicos, mas também a importância engloba o próprio cinema, uma vez que o Mirante, por exemplo, é uma oportunidade para que todos os alagoanos tenham acesso fora do imposto comercialmente. Assim, criamos novos olhares através da troca de conhecimento, dos debates, ou até mesmo só por assistir e conhecer o filme", aponta.

Para ele, o evento tem o poder de trazer para terras alagoanas discussões que acontecem na sétima arte brasileira. "Trazer uma sessão toda sobre cinema negro brasileiro pra cá é a oportunidade de colocar Alagoas dentro dessa discussão tão presente no nosso cinema contemporâneo. A gente tem que se sentir parte disso. Onde está o cinema negro aqui em Alagoas? Como a gente representa negros e negras em nossos filmes? Onde estão os diretores periféricos de Alagoas? Essa sessão não tem o intuito de responder todas essas perguntas, mas pode ser um início de conversa. Quem sabe no futuro a gente do Mirante Cineclube leve essa sessão para outros lugares? Quem sabe vire até uma mostra?", reflete o cinéfilo.

SERVIÇO

  • O que: sessão Quilombo de Cinema Negro, do Mirante Cineclube
  • Quando: Hoje, 20, às 19h30
  • Onde: Centro Cultural Arte Pajuçara
  • Entrada gratuita

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X