Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Projeto produz clipes musicais em paisagens ignoradas de Maceió

"Tempo de Ser Feliz na Cidade" foi criado pelo cantor e compositor Rodrigo Avelino e está disponível no YouTube

Ecoando entre prédios do Jaraguá ou nalgum lugar às margens da Lagoa Mundaú, uma voz rompe o silêncio ou o barulho absurdo de uma Maceió repleta de paisagens deslumbrantes e, ao mesmo tempo, ignoradas. Foi para ocupar com música o cotidiano maceioense que o cantor e compositorRodrigo Avelinocriou o projeto "Tempo de Ser Feliz na Cidade". - Esse chamamento à felicidade baseia-se em vídeos "caseiros" lançados semanalmente no YouTube e que têm a capital alagoana como cenário. As músicas que viram trilhas sonoras da iniciativa são as do álbum Tempo de Ser Feliz, também de Avelino.

"A ideia nasceu porque eu queria criar um diálogo entre o meu trabalho e a cidade. Eu gosto demais de Maceió, tenho locais preferidos e tudo, mas eu queria mesmo era fazer algo colaborativo, ouvindo a opinião das pessoas sobre os locais que elas queriam ver nos vídeos", explica o cantor, que realizou enquetes no Instagram (@rodrigoavelinooficial) para decidir em quais locais gravaria.

Leia também

Os vídeos são postados todas as quintas-feiras e a ideia, segundo o artista, é intensificar o sentimento de pertencimento dos alagoanos e, além disso, uma rede de divulgação desses locais. "Não vamos gravar somente em lugares convencionais e que todo mundo conhece, a ideia é descobrir cenários que a gente não percebe no dia a dia."

A estreia do projeto ocorreu na Escadaria Todos pela Cidade, no Centro de Maceió. O local tem um significado especial para Rodrigo e foi inaugurado no ano passado. Compondo as imagens, Rodrigo Avelino entoa e toca a música "Faltar". Em seguida, o artista foi até o bairro Pontal da Barra e, às margens da lagoa, exibiu "Flor" ao violão.

"Flor é uma exaltação de uma chegada. É o fim de uma procura daquela pessoa que sempre buscou um amor leve, simples. Que chega e clareia, sabe? Seja bem vinda! Seja bem vinda Flor!" - O trecho é recitado por Avelino antes de a canção começar e serve como uma espécie de introdução à singela em forma de música que chega em seguida.

A vibe poética ganha ares carnavalescos no terceiro vídeo da série. Lançado na última quinta-feira (27), o vídeo da música "Passista" ocupa o Jaraguá, bairro histórico de Maceió. A canção até parece ter sido composta com esse propósito.

"Eu tô gostando bastante do resultado, sabe? E é tudo muito simples, a gente chega no, lugar, grava o vídeo e aprecia a vista", comenta, para em seguida esclarecer sobre a logística da execução do "Tempo de Ser Feliz na Cidade". Inclusive, o próprio cantor e compositor se encarrega de editar e tratar as imagens. "Somos em três nesse projeto: Del Cavalcanti, Laíla Melo e eu."

DE VOLTA AO VERGEL

Entre as metas do artista com o projeto está o desejo de retornar ao Vergel do Lago. O bairro maceioense onde Avelino cresceu permanece na memória afetiva do artista e ele quer mostrar o potencial do local ao mundo.

"Recebemos mensagens até de pessoas que não são daqui e que estão encantadas com as imagens, com os locais, que acabam não sendo explorados do ponto de vista do turismo", diz.

"Eu tô querendo fazer esse retorno à minha infância. Eu fui criado no Vergel e tenho lembranças muito bonitas ali. É uma área belíssima e que poderia ter um tratamento melhor, entende? Tem cidades que possuem lagoas e esses espaços são bem tratados, por que não lançar essa questão? Ainda não sei qual será a música, estou planejando."

O vídeo mais recente foi lançado nessa quinta-feira (5). A canção "Tão Leve" teve como cenário o Mirante Santa Teresinha, no bairro Farol. Em seguida, Rodrigo Avelino libera o vídeo da canção "Budapeste", que será filmado no Museu Théo Brandão. No local, o artista faz um show intimista e gratuito, no próximo dia 14, a partir das 16h30.

TEMPO DE SER FELIZ

Resultado de um financiamento coletivo e primeiro álbum de Rodrigo Avelino, Tempo de Ser Feliz foi lançado no ano passado e conta com 13 faixas autorais. O artista admite que foi buscar em Djavan referências para seu primeiro registro fonográfico, que chegou depois de mais de 12 anos de carreira musical.O álbum está disponível em todas as plataformas digitaise obteve ótimo desempenho junto ao público e à crítica. Os vídeos do projeto podem ser conferidos no YouTube emRodrigo Avelino Oficial.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas