Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Imprensa Oficial Graciliano Ramos abre edital para ilustradores

Edital contemplará cinco profissionais para atuação nas próximas edições de livros infantis da editora

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos anuncia a abertura do período de inscrições para o edital que visa selecionar os ilustradores das próximas edições da Coleção Coco de Roda, destinada ao público infantil.

As inscrições têm início no dia 6 de maio e terminam no dia 7 de junho deste ano. Para participar, basta ser alagoano ou estar radicado em Alagoas.

Leia também

O ato de inscrição pode ser realizado presencialmente, na sede da Imprensa Oficial, em Maceió, ou com o envio do material pelos Correios, dentro do prazo estabelecido. É necessário preencher uma ficha de cadastro, além de apresentar currículo, portfólio e alguns documentos exigidos no certame. Os interessados podem ler o edital completo e baixar a ficha de inscrição pelo site.

Os vencedores do edital vão ilustrar os cinco novos livros da série, inaugurada em 2011, e que já conta 26 publicações. Os títulos da edição 2019 da Coleção Coco de Roda serão lançados na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, de 1 a 10 de novembro, no bairro do Jaraguá.

Ao todo, serão selecionados cinco ilustradores - um para cada obra -, com remuneração de R$ 3,5 mil e cota de 2% da primeira tiragem do livro que ilustrar. Vale ressaltar que os autores dos textos também serão selecionados por edital cujo resultado será divulgado no dia 1º de julho.

"Nosso objetivo é gerar oportunidade de trabalho para os profissionais criativos que atuam em Alagoas, por meio da abertura de processos seletivos públicos, democráticos e transparentes, que asseguram condições isonômicas aos candidatos", afirma Dagoberto Omena, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Diferenciais

Os editais da Coleção Coco de Roda são realizados a cada dois anos pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos e, de acordo com a coordenadora editorial da empresa, Patrycia Monteiro, os seus certames estão sempre entre os mais aguardados por escritores e ilustradores alagoanos.

"O diferencial da coleção é o conjunto de narrativas, sempre situadas em Alagoas, que retratam temas da cultura, da tradição e da história do Estado. A Coco de Roda traz uma linguagem com forte sotaque local, apresentando vocabulário e expressões da nossa gente, e tem sido fundamental para a preservação da nossa memória e para a consolidação da nossa identidade, desde os pequenos", destaca a editora.

Ao apostar exclusivamente no talento local, a Imprensa Oficial também pretende contribuir para o avanço do mercado editorial do Estado e abrir as portas para quem ainda está no começo.

"Profissionais alagoanos renomados, no Brasil e no exterior, já assinaram trabalhos pela coleção Coco de Roda, como Cristiano Suarez, que ilustrou Estrela Raivosa, e Pedro Lucena, que ilustrou Zé Muquém Pegou o Trem. Outros profissionais iniciaram suas carreiras trabalhando com a gente, como Daniel Aubert, autor das ilustrações de Silvana, a Baleia Beluga, mas sempre apostamos em novos nomes, como Ivan Ramos que ilustrou Uma Amizade Além do Tempo e Jean Carlos, autor das ilustrações de O Colar de Pérolas de Cecília", ressalta Fernando Rizzotto, editor de arte da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, sobre os profissionais escolhidos na edição de 2017.

Além de ser capaz de despertar o prazer da leitura, as "historinhas" da Coleção Coco de Roda permitem diversos tipos de reflexões e permitem debates sobre valores como amor, solidariedade, amizade, capacidade de superação, busca pelo autoconhecimento, respeito à diversidade e inclusão social.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas