Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Biblioteca do Congresso americano solicita livros produzidos em Alagoas

Esta é a segunda vez que Alagoas doa livros para a biblioteca norte-americana, chegando a um total de 27 obras doadas

A biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, solicitou, pela segunda vez, doação de livros produzidos em Alagoas, cujos conteúdos levam conhecimento sobre o estado alagoano e sua cultura. Em setembro de 2021, o órgão norte-americano já havia sido solicitado 20 livros da Coleção Alagoas Bicentenário. Desta vez, o pedido foi de sete livros - sendo um deles da coletânea "Cantiga das Estaladeiras de Fumo de Arapiraca".

Os outros seis livros solicitados são de teses e dissertações científicas selecionadas em colaboração com Editoria da Universidade Federal de Alagoas (Edufal). Os sete livros solicitados nesta última vez foram entregues pessoalmente à bibliotecária Maria Lúcia Torres Machado, da Library of Congress, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal). As doações foram feitas no escritório da fundação americana, que fica no Rio de Janeiro.

Leia também

De acordo com Maria Lúcia, os livros serão catalogados e processados e, em seguida, enviados ao acervo em Washington, D.C, que constitui a maior biblioteca pública do mundo.

“Enviar os títulos das coleções ‘Raízes das Alagoas’ e ‘Alagoas Bicentenário’, e as obras fomentadas por meio dos editais da Fapeal, significa o reconhecimento de um importante trabalho desenvolvido na instituição, que há seis anos vem primando pelo incentivo e fortalecimento da produção editorial de Alagoas”, disse a doutora em Biblioteconomia Rosaline Mota, que fundou o arquivo da Fapeal e coordenou as publicações da Fundação junto à Imprensa Oficial.

Para o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, esse fato demonstra a qualidade do material e da produção científica e acadêmica que Alagoas desenvolve com o apoio do Governo do Estado. “Nossa produção está ultrapassando as fronteiras do país, chegando a um público maior”, disse.

Cantigas das Estaladeiras

De acordo com o professor Renildo Ribeiro, diretor da EdUneal, “Cantigas das Estaladeiras de Fumo de Arapiraca”, que também foi solicitada pela Library of Congress, é uma obra é de grande importância para o resgate e conservação da identidade cultural de Alagoas e do agreste fumageiro, em especial.

“O autor, Zezito Guedes, é um grande autodidata: Patrimônio Vivo do Estado, escultor, pintor, folclorista, pesquisador e grande intelectual, que muito honra Arapiraca e toda Alagoas”, disse Renildo Ribeiro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas