Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Associações apresentam plano para retomada do setor de eventos na próxima segunda-feira

Ao todo, mais de 14 mil pessoas foram diretamente afetadas, a maioria delas sem fonte de renda há mais de um ano e meio

Após a reunião que discutiu a possibilidade da retomada gradual do setor de eventos em Alagoas, entidades representativas do segmento vão apresentar aos poderes públicos um plano com propostas para que as atividades possam voltar a acontecer de forma segura no Estado.

O encontro foi promovido pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), em parceria com a Associação Comercial de Maceió, nessa quarta-feira (14). O documento será entregue a autoridades públicas municipais e estaduais na próxima segunda-feira (20).

Leia também

Durante a reunião, o presidente nacional da Abrape, Doreni Caramori Júnior, lembrou que o setor está parado há 18 meses e que, agora, com o avanço da vacinação em todo o Brasil e, também, aqui em Alagoas, graças às doses das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), é chegada a hora do retorno das atividades do segmento.

“Neste momento, são dois os nossos pleitos: o apoio econômico para que possamos seguir com as empresas abertas e a autorização para a volta gradativa dos eventos. E, como a população está sendo imunizada, isso nos dá uma esperança de que a pandemia, de fato, está indo embora”, disse ele.

Para o diretor regional da Abrape Alagoas, Sérgio Feitosa, o momento atual precisa ser de união e apoio ao setor. “Já sofremos muito durante todos esse tempo e carecemos, agora, que os poderes públicos nos ajudem no sentindo de que construamos, todos juntos, esse protocolo de retorno. Queremos fazer os eventos de forma segura. E friso que eles serão voltados 100% para o público vacinado. Essa será uma das nossas exigências”, garantiu ele.

O presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros, igualmente defendeu esse retorno com protocolos de saúde e sempre com atenção às taxas de contaminação.

“Todos nós temos consciência das medidas preventivas que têm que ser obedecidas, e, se queremos essa volta paulatina, o compromisso precisa ser coletivo. Que cada um faça a sua parte para que o setor possa voltar a trabalhar, pois são mais de 14 mil pessoas diretamente afetadas, a maioria delas sem fonte de renda há mais de um ano e meio”, ponderou.

Reunião na próxima segunda-feira

Após a Abrape detalhar como alguns Estados já estão realizando os eventos-teste, a associação pediu para que o mesmo seja aplicado aqui em Alagoas.

Diante disso, ficou acordado com os secretários estaduais de Saúde e de Turismo, Alexandre Ayres e Marcius Beltrão, respectivamente, que estavam na reunião, que, na segunda-feira, um plano para o retorno gradual dos eventos será apresentado pela regional da Abrape.

“Com medidas de segurança sendo seguidas e fazendo um plano de ocupação gradativo dos espaços, com o percentual sendo aumentado à medida que os resultados forem sendo positivos, acredito que vamos conseguir permitir essa volta, sim”, declarou Beltrão.

Este retorno conta com o apoio integral da Prefeitura de Maceió. “Sabemos que o segmento é o único que ainda não voltou às suas atividades e que tem muitos pais de família precisando manter a sua casa. Defendemos que essa volta seja autorizada, basta que o plano respeite as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias de saúde. Se ele seguir nesse formato, terá todo o apoio do município de Maceió”, assegurou Claydson Moura, coordenador do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Maceió.

O encontro contou com as presenças dos deputados estaduais Davi Maia e Galba Novaes, do presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Neto, das secretárias municipais de Turismo e Cultura, Patrícia Mourão e Mirian Monte, e de representantes da Secult, Fecomércio, Sebrae, Abrasel, ABIH, Sindhal, Maceió Convention Bureau e dos Shoppings Maceió e Pátio, além de empresários associados à Abrape.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas