Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Após 10 anos, Mácléim retorna e lança "H'Cordas", seu novo disco

Expressivo nome da música alagoana, cantor reuniu uma seleção de artistas na nova obra

Cantando histórias, após 10 anos desde seu último lançamento, o cantor, compositor e músico alagoano Mácleim lança, nesta terça-feira (14), em todas as plataformas digitais, o álbum “H’Cordas”. Gravado durante o período pandêmico, o disco propõe aos ouvintes um universo de histórias diversas e o protagonismo dos instrumentos de cordas.

Produzido durante dois anos, todo o conceito do álbum foi pensado em cima dos variados instrumentos de cordas e nas cordas vocais, as faixas do álbum também contam com alguns instrumentos percussivos, mas que não inibiram a potência dos sons das cordas.

Leia também

O músico explica que o nome “H’Cordas” também traz uma referência aos verbos “haver” e “acordar”. Além disso, Mácleim brinca com a sonoridade das palavras e traz no encarte do álbum a ideia de ter histórias para cantar. Para compor essa sonoridade do álbum, de forma acústica, alguns dos instrumentos utilizados foram o piano e o berimbau. O uso da percussão chegou para complementar apenas metade do disco.

Mácleim afirma que já tem novos projetos, incluindo homenagem a Luiz Sávio de Almeida
Mácleim afirma que já tem novos projetos, incluindo homenagem a Luiz Sávio de Almeida | Foto: Cortesia

Após viver a experiência de construir um disco à distância, Mácleim afirma que foi um momento único e que as produções feitas durante a pandemia terão outro significado no futuro. De acordo com ele, para viver o momento foi preciso deixar de lado alguns processos técnicos antigos.

“Foi uma experiência muito nova e interessante, sem o olho no olho e o clima de reunião dos artistas que estamos acostumados. Eu estava aqui, no Guarujá; Félix Baigon, em Maceió; Carlos Bala, em São Paulo; Luiz, em Salvador… cada um gravou em um canto. Achávamos que não daria certo, mas o resultado ficou muito bom”, conta Mácleim.

A quantidade de faixas, 12, não foi por acaso. Segundo o artista, o número é utilizado desde os primórdios e representa a duplicação das 24h do dia, os doze meses do ano e possui diversos significados. Contando uma história em cada música, para Mácleim, o que torna cada uma delas especial é a participação dos artistas convidados.

Ouça o álbum:

Entre os convidados estão Antônio Adolfo, Almir Medeiros, Billy Magno, Carlos Bala, China Cunha, Eduardo Morelenbaum, Félix Baigon, Fernando Melo, Fernando Nunes, Luizinho Assis, Marcelo Mariano, Norberto Vinhas e Wellington Pinheiro. Além de artistas queridos, como Bruna Caram, Celso Viáfora e Irina Costa.

Cheias de curiosidades e referências, as peculiaridades das músicas são diversas. Um exemplo é a faixa cantada por Irina Costa, que foi moldada para encaixar de forma harmônica com o sotaque português da cantora. Além disso, também existe a faixa “Paris Passou”, que homenageia de forma singela o narrador esportivo alagoano Arivaldo Maia.

“Não diria que tem alguma faixa mais especial, todas elas são. Todas elas contam com participações de artistas que são meus amigos e admiro demais. As adaptações feitas para a música cantada pela Irina, por exemplo, deixou a música fantástica. O samba que encerra o disco também é muito especial, eu sou fã da locução de Arivaldo Maia e trouxe a narração dele de um gol do CRB para a música”, diz ele.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

NOVOS PROJETOS

Já pensando no futuro, Mácleim pretende não ter umnovo hiato para publicar sua próxima obra. O músico deseja lançar logo um álbum, que será uma homenagem a Luiz Sávio de Almeida, e outro, com suas músicas já gravadas por outros artistas.

“Minha prioridade agora é fazer um álbum do musical ‘Uma Noite em Tabariz’, que é um musical meu com Sávio de Almeida. São 20 músicas minhas, feitas para a obra. Será uma homenagem minha após a morte dele, uma coisa que eu me prometi e é um projeto que nós dois já tínhamos pensado em fazer”, revela Mácleim.

Para ouvir H’Cordas basta acessar as plataformas digitais de streaming musical.

Já para saber mais sobre o trabalho de Mácleim, siga o artista nas redes sociais (@macleimcarneiro).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas