Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Alagoas tem dois filmes selecionados na Mostra de Cinema de Tiradentes

'Infantaria', de Laís Santos Araújo, e ‘Nós Duas’, de Wéllima Kelly e Leandro Alves, representam o audiovisual local no festival mineiro

Dois filmes produzidos em Alagoas foram selecionados para a 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, uma das mais tradicionais do país. Trata-se dos curtas-metragens ‘Infantaria’ de Laís Santos Araújo, e ‘Nós Duas’, de Wéllima Kelly e Leandro Alves. A mostra inaugura a programação de festivais de audiovisual no Brasil em 2023 e dá sequência ao destaque da produção alagoana na cena nacional.

A Mostra de Tiradentes, que este ano selecionou 134 filmes de 19 estados brasileiros, ocorre em Minas Gerais, entre os dias 20 e 28 de janeiro. A temática escolhida para a 26ª edição é “Cinema Mutirão”, que faz alusão aos últimos três anos, quando a pandemia de Covid-19 e a ausência de políticas públicas voltadas para a cultura afetaram drasticamente a economia criativa no país.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

INFANTARIA

Imagem ilustrativa da imagem Alagoas tem dois filmes selecionados na Mostra de Cinema de Tiradentes
| Foto: Divulgação

O curta-metragem ‘Infantaria’, de Laís Santos, é um dos destaques recentes do audiovisual alagoano no mundo. Além da Mostra de Tiradentes, o filme foi selecionado para um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, o Festival Internacional de Cinema de Berlim, também conhecido como Belinale.

O filme conta a história de Joana, Dudu e Verbena, discorrendo sobre as diferentes etapas do amadurecimento.

“Estou encarando essa repercussão do filme com alegria; é massa demais ter um trabalho reconhecido e sei que esse reconhecimento tem aberto portas importantes. É a minha segunda ficção, um projeto onde pude dirigir crianças pela primeira vez, onde trabalhei com pessoas que admiro, onde experimentei brincar com realismo mágico e testei linguagens que certamente vou continuar estudando nos próximos filmes. Representa minha continuidade como artista”, conta Laís Araújo, na expectativa de exibir o filme tanto em Tiradentes quanto em Berlim.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

NÓS DUAS

'Nós Duas' fará sua estreia em festivais com participação na Mostra de Tiradentes
'Nós Duas' fará sua estreia em festivais com participação na Mostra de Tiradentes | Foto: Divulgação

Já ‘Nós Duas’, de Wéllima Kelly e Leandro Alves, é um registro poético da história e das memórias de dona Creuza, uma idosa que reside na zona rural de Arapiraca. A narrativa expõe e discute relações maternais, afetuosas e até mesmo violentas da vida interiorana. A história trazida ao filme foi descoberta por Leandro Alves, em 2017, quando participava de outro projeto cultural.

É o primeiro festival nacional para o qual ‘Nós Duas’ é selecionado. Para Leandro, escolha o fez recordar a emoção de produzir o filme e que, agora, quer levá-lo para o mundo.

“Mesmo tendo histórias tão dolorosas e difíceis, dona Creuza nunca deixou de nos contar elas com um sorriso no rosto e isso me marcou demais. ‘Nós Duas’ é um filme que conta uma história muito simples, mas muito verdadeira, cheia de potencial”, diz o realizador.

Artigos Relacionados

Wéllima Kelly afirma que ‘Nós Duas’ é carregado de sentidos, que doem, mas também são poéticos. A diretora conta que se envolveu com o filme de maneira intensa, tanto que o curta a fez repensar sua forma de fazer cinema, já que teve que colocar muito mais em prática a escuta e o silêncio.

“O filme foi muito desafiador para mim. Dona Creuza é uma mulher incrível. Chegar nessa narrativa, conseguir acessar tudo aquilo que ela tinha, foi um processo longo. Estamos em êxtase pela aprovação na Mostra Tiradentes, é um festival muito importante e é nosso primeiro. Para a gente, que faz cinema no interior de Alagoas, é de uma alegria imensa”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas